Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante: 3ª rodada traz gratas surpresas

Reitoria Itinerante: 3ª rodada traz gratas surpresas

publicado: 07/07/2017 18h15, última modificação: 19/03/2024 11h11

Implantado em 2016 pelo reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, o projeto Reitoria Itinerante consiste em visitas semestrais da equipe da Reitoria a todos os campi da Instituição, para conhecimento e atendimento das demandas locais. Quase no término de sua terceira rodada, ao adentrar as instalações dos campi Ouro Branco e Congonhas, os visitantes se surpreenderam com algumas boas notícias, em especial, o rápido andamento das obras locais.

Ouro Branco
Na manhã de 23 de junho, em Ouro Branco, o prédio de aulas recentemente erguido causou admiração nos presentes. Hoje com mais de três andares, a edificação ainda estava sem as paredes do primeiro andar na última visita,  há seis meses. Segundo o diretor-geral do campus, prof. Lawrence Andrade, a expectativa é que a obra seja entregue até o final do ano para que as turmas possam usar o novo espaço já no primeiro semestre letivo de 2018.

Devidamente trajada com equipamentos de proteção individual, a comitiva seguiu para o andar mais alto da obra, onde recebeu mais uma boa notícia: lá embaixo estava o novo telhado instalado sobre toda a antiga edificação. Construído com o recurso de um TED (Termo de Execução Descentralizada) obtido via solicitação feita pessoalmente pelo reitor  à secretária da Setec/MEC no final de 2016, a obra pôs fim a grandes problemas de infiltração de água pluvial que frequentemente interrompiam aulas e atividades administrativas. “Era só chover que apareciam várias poças de água pelo prédio. As vezes não tinha como ter aula”, explicou um dos professores presentes.

Ainda pela manhã, em reunião com os gestores da reitoria e do campus, o diretor-geral de Ouro Branco apresentou algumas plantas arquitetônicas com adequações necessárias nas obras em andamentos. Na ocasião, informou também sobre as ótimas notas obtidas nas avaliações dos cursos locais. Ao final, Lawrence e a equipe de servidores destacaram o bom ambiente organizacional  vivenciado na unidade.

Congonhas
No período da tarde, já no Campus Congonhas, a boa nova é a reforma e ampliação da cantina. A obra conta com recursos de R$ 650 mil, decorrentes de outro TED também obtido no ano passado, depois de insistentes visitas de representantes da Reitoria a Brasília com o objetivo de expor a situação das unidades do IFMG e conseguir a liberação de valores orçamentários extras, ou seja, não previstos para o Instituto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na fase derradeira da visita, reitor e sua equipe percorreram os setores do campus, aproveitando para conversar com docentes e técnicos administrativos sobre demandas e assuntos locais. “Tudo o que vimos fortalece a sensação de que o IFMG segue firme na caminhada rumo à efetiva implantação de suas unidades e consolidação como importante Instituição de ensino do Estado”, avalia o diretor de Comunicação do IFMG, Renan Ramos, um dos integrantes da comitiva que esteve em Ouro Branco e Congonhas.

Reuniões com prefeitos
Nesta 3ª rodada da Reitoria Itinerante também estão sendo feitas reuniões com os prefeitos das cidades em que o IFMG possui unidade. O objetivo desses encontros é apresentar as potencialidades do Instituto para o município e, em contrapartida, solicitar aos gestores municipais a criação de parcerias que promovam o desenvolvimento conjunto entre a escola e comunidade. Nesse sentido, as duas reuniões do dia foram proveitosas: as prefeituras de Congonhas e Ouro Branco se mostraram abertas à divulgação do IFMG, bem como à criação de futuros convênios e parcerias.

Encontros similares foram realizados nos demais municípios que receberam a Reitoria Itinerante durante o primeiro semestre de 2017: Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ipatinga, Governador Valadares, São João Evangelista, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova. Já os campi Itabirito,Ouro Preto e Sabará, precisaram reagendar as visitas para os meses de julho e agosto.

registrado em: