Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante aborda temas como flexibilização e ponto eletrônico

Reitoria Itinerante aborda temas como flexibilização e ponto eletrônico

Projeto passou pelos campi Sabará e Santa Luzia na última sexta-feira (21). Instrução Normativa que dispõe sobre controle de frequência foi debatida para os servidores. Diretoria de Assistência Estudantil esteve junto aos representantes discentes em uma roda de conversa.
publicado: 24/09/2018 18h40, última modificação: 19/03/2024 11h11

Assistência estudantil, flexibilização da carga horária e ponto eletrônico para os servidores foram os temas debatidos durante a última Reitoria Itinerante realizada na sexta-feira, 21 de setembro, nos campi Sabará e Santa Luzia. Além do reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Kléber Glória estiveram presentes a pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), Olímpia de Sousa Marta, o pró-reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Leandro Antônio da Conceição, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPG), Neimar de Freitas Duarte, o diretor de Avaliação Institucional, Carlos Henrique Bento e o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, além da chefe de gabinete da Reitoria, Ângela Rangel.

E sobre este assunto, recentemente, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas publicou a Instrução Normativa nº02/2018 (clique aqui para acessar) que dispõe sobre o controle de frequência, compatibilidade de horários na acumulação remunerada de cargos, empregos e funções, aplicáveis aos servidores públicos, em exercício nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Dentre outras questões, o documento aborda temas como a flexibilização do horário para TAES e a implantação do ponto eletrônico. Durante a visita aos campi, o reitor Kléber Glória expressou sua posição em relação ao documento. “Ideologicamente sou contra a implantação de ponto eletrônico, pois é impossível medir o trabalho intelectual por meio de um controle de frequência. E no caso dos docentes, sabemos que o trabalho vai além da sala de aula. Em relação aos técnicos-administrativos, a flexibilização da jornada de trabalho trouxe um impacto positivo no cotidiano dos servidores e consideramos um avanço na gestão que defenderemos. Entretanto, no último ano, os órgãos de controle têm sido mais rígidos na fiscalização da flexibilização da jornada de trabalho. Exemplo é que muitos institutos federais tiveram que interromper esta ação. Vale destacar que dependendo da interpretação da IN 02/2018, pode caracterizar a obrigatoriedade ao ponto eletrônico  e a restrição severa da flexibilização. Essa questão está sendo discutida no CONIF (Conselho de Reitores) e vamos aguardar um entendimento nacional a cerca deste assunto", ressaltou.

Gestão Acadêmica

Na última terça-feira, 26 de setembro, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) lançou o curso online de Gestão Acadêmica que dará suporte aos coordenadores de curso em questões como administração, orçamento, legislação eleitoral, gestão de pessoas dentre outros. Segundo o diretor Carlos Henrique Bento, o curso poderá ser feito por todos os servidores do IFMG e a plataforma utilizada será o MOODLE. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Participação no PDI

O reitor falou sobre a importância na participação de toda a comunidade interna e externa do IFMG na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. “É por meio de um planejamento estratégico bem estruturado que iremos construir um diagnóstico preciso sobre o IFMG. Por isso, a participação de estudantes, técnicos-administrativos e docentes terá um grande impacto na construção deste documento que irá nortear as atividades da instituição”, disse o reitor.

Nos dias 04, 05 e 26 de outubro, os campi Ipatinga, Governador Valadares e São João Evangelista irão sediar a próxima edição da Reitoria Itinerante com a participação da gestão local dos campi, dos técnicos-administrativos e docentes nas reuniões.

Orgulho em ser IFMG

Para a presidente do Grêmio do Campus Sabará, Antoniela Fonseca, a oportunidade em estudar no IFMG é traduzida em palavras de gratidão. "Sou muito grata ao IFMG pelo ensino forte que é ofertado para os estudantes. A oportunidade que temos aqui é única. E encontros como esses com a gestão reforçam o discurso de que a Reitoria está atenta aos nossos pedidos e tem buscado soluções para os problemas", disse ela.

Reitoria Itinerante

O projeto busca democratizar a gestão por meio da participação da comunidade acadêmica nos assuntos institucionais. A Reitoria Itinerante iniciou em 2015 e, desde então, tem percorrido semestralmente os 18 campi que compõe o Instituto.

VEJA AQUI O VÍDEO NO SEU CAMPUS