Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante vai ao Campus Ouro Preto e promove encontros com servidores e discentes

publicado: 13/12/2018 14h20, última modificação: 13/12/2018 14h20

Dando continuidade ao ciclo de encontros do projeto Reitoria Itinerante, o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Kléber Gonçalves Glória, e integrantes de sua equipe de gestão estiveram, na sexta-feira, 7 de dezembro, no Campus Ouro Preto, para reuniões com servidores e discentes. Recebidos pela diretora-geral, Maria da Glória dos Santos Laia, o grupo tratou de temas relacionados ao modelo do Ministério da Educação (MEC) para o redimensionamento de cargos e funções (Portaria nº 246/2016) e suas implicações para o IFMG; falou sobre a proposta de uma nova política de assistência estudantil; além de enumerar algumas ações de gestão institucional realizadas neste semestre.

Ao iniciar a conversa, o professor Kléber repassou informações a respeito da proposta de reordenamento dos campi da Rede Federal, que está em discussão no MEC. Segundo o reitor, que esteve na última reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), existe a possibilidade de modificação na estrutura organizacional dos Institutos Federais dos estados de São Paulo e da Bahia, mas em Minas Gerais não há mudanças previstas. No âmbito do IFMG, ele comentou sobre o resultado do “Game of Campi” (consulta pública promovida para dar oportunidade de participação na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional), que recebeu mais de 12 mil contribuições. Também falou sobre as eleições para o Conselho Superior, com representantes eleitos dos segmentos docente, técnico e discente no Campus Ouro Preto.

O momento foi importante para que os servidores pudessem esclarecer diversas questões administrativas, como a distribuição de recursos e o atendimento aos alunos por meio da assistência estudantil, motivo de questionamentos por parte de técnicos e docentes. No IFMG, o critério estabelecido, com o aval da comissão de assistentes sociais institucional, foi o atendimento aos alunos com maior vulnerabilidade econômica, independentemente da unidade onde estuda. Segundo o diretor de Assistência Estudantil da Reitoria, Paulo Lourenço, presente no encontro, houve uma reformulação na gestão desses recursos. Foi implantado um processo de seleção para identificar os estudantes que mais precisam de auxílio. Já o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Conceição, acrescentou que “valores de custeio foram direcionados para investir em políticas de assistência estudantil, esportes e eventos” de modo a aprimorar os projetos desenvolvidos especialmente para os alunos.

A distribuição de vagas de servidores também foi ponto de pauta da reunião. De acordo com o reitor, houve um entendimento por parte do Colégio de Dirigentes do IFMG de adotar o modelo preconizado pela Portaria nº 246/2016, já que ele foi aprovado pelo Conif e vem sendo adotado pela maioria dos Institutos Federais. No entanto, Kléber esclareceu que sempre existiu “uma preocupação com o redimensionamento das vagas” e que os critérios serão discutidos e estudados para que todos os campi possam ser atendidos e o impacto seja reduzido ao mínimo possível.

Ao final da reunião, os presentes puderam assistir a uma breve apresentação do coral do campus, que interpretou músicas de Natal. O professor Reginato Fernandes dos Santos acompanhou a apresentação e avaliou positivamente a possibilidade de interação dos servidores com a gestão por meio da Reitoria Itinerante. “Essas conversas presenciais ajudam muito a minimizar alguns desencontros de informações e podemos ter informações reais sobre diversas questões, é extremamente válido e deve ser mantido”, avaliou.

Na sequência, o reitor se encontrou com representantes dos estudantes do campus para ouvir suas reivindicações e esclarecer questões relacionadas à rotina acadêmica. Foi informado, por exemplo, que o IFMG destinou R$ 1,7 milhão para a obra do restaurante do Campus Ouro Preto, além de captados R$ 250 mil para a reforma do alojamento, via emenda parlamentar. Para a aluna Bruna Aparecida dos Santos, de 18 anos, que cursa o Técnico em Mineração, apesar do encontro ter sido rápido, foi importante para que eles pudessem apresentar suas demandas. “Muitos alunos que não estão aqui gostariam de poder falar o problema que eles têm, o que eles acham que o campus necessita melhorar. Faltou tempo para podermos reunir mais alunos, mas as questões que foram ditas na reunião foram esclarecidas”, comentou.

Além dos gestores já citados, também participaram das reuniões o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes; o pró-reitor de Extensão, Fernando Braga; e o diretor de Desenvolvimento e Administração de Pessoas da Reitoria, Daniel dos Reis Pedrosa.

registrado em: