Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante visita os campi Lafaiete, Congonhas, Itabirito, Ponte Nova e Ouro Branco

Reitor Kléber Glória e equipe de gestão participaram de reuniões com servidores e representantes estudantis para dialogar sobre demandas das unidades.
publicado: 26/05/2022 11h01, última modificação: 22/11/2022 15h57

A quarta rodada de encontros do projeto Reitoria Itinerante ocorreu na última semana, entre os dias 17 e 19 de maio. Desta vez, o reitor Kléber Gonçalves Glória e parte de sua equipe de gestão visitaram os campi Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Itabirito, Ponte Nova e Ouro Branco. Nas diversas reuniões promovidas com os servidores, a gestão da Reitoria pôde apresentar algumas das ações realizadas nos últimos meses, falar sobre demandas locais apresentadas pelos campi e também debater temas como o registro eletrônico de frequência, o Programa de Gestão e a greve deflagrada pelos servidores em algumas unidades.

No Campus Conselheiro Lafaiete, o reitor esteve reunido com a gestão local e o diretor, Rodrigo de Andrade Reis. Entre as questões levantadas, foram pontuadas as melhorias na infraestrutura do campus feitas ao longo do período de pandemia, mas também a necessidade de ter uma equipe de tecnologia da informação atuando presencialmente na unidade. Apesar do campus estar com o quadro de servidores técnico-administrativos completo, não há pessoas específicas da área de TI. Além disso, o diretor de ensino, José Carlos Leandro, expôs as dificuldades que estão sendo identificadas na aprendizagem dos estudantes ingressantes, que foram afetados, ao longo de dois anos letivos, pelas questões decorrentes da pandemia e do ensino remoto em outras escolas.

Durante a visita, o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, e o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, tiveram a oportunidade de encontrar representantes de turmas e conversar sobre as demandas relacionadas à rotina acadêmica dos alunos. A equipe da Reitoria ainda pôde conhecer o Laboratório de Ciências, que está em funcionamento desde abril e foi equipado com microscópios e outros equipamentos utilizados nas aulas de química, física e biologia.

reitoria-itinerante-congonhas03.jpgA Reitoria Itinerante teve continuidade em Congonhas, na tarde do dia 17 de maio. Reitor e pró-reitores foram recepcionados pelo diretor-geral, Robert Cruzoaldo Maria. O professor apresentou algumas questões, sendo a principal delas a demanda por tradutores e intérpretes de Libras. Conforme explicado pela gestão da Reitoria, o IFMG tem procurado solucionar o problema desde o ano passado e, no mês de junho, profissionais terceirizados contratados via empresa começarão a atuar, junto aos campi, nas ações que visam à inclusão de estudantes com deficiência.

Outro tema abordado em Congonhas foram os ajustes a serem implementados no sistema do registro eletrônico de frequência. Diante de problemas apontados pelos docentes, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta, com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação, se comprometeu a buscar soluções para que o SUAP seja ajustado, de modo que se adapte melhor à rotina do trabalho presencial docente. No Campus Congonhas, paralelamente ao encontro com servidores, também foi realizada uma conversa com estudantes representantes de turmas.

Da mesma forma, uma programação de encontros foi promovida nos campi Itabirito e Ponte Nova, no dia 18 de maio. O reitor teve a oportunidade de se reunir com a gestão local dos campi, onde foi recebido, respectivamente, pelos diretores Daniel Delfino França Fonseca e Leonardo de Paiva Barbosa. A visita às unidades incluiu ainda reuniões com representantes de turma dos cursos.

Em Itabirito, foram discutidas demandas como a redução no valor de bolsas de iniciação científica e levantada a questão sobre projetos, como competições estudantis, que acabam tendo dificuldades em conseguir recursos para ampliar os incentivos. Foi sugerido o lançamento de editais para que os alunos possam participar dessas competições. Também foi pontuada a necessidade do campus ter um psicólogo para ajudar em ações junto ao corpo discente. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, está em desenvolvimento um projeto para discutir temáticas de saúde mental, pertencimento e outros assuntos identificados como importantes para dar apoio aos estudantes.

No Campus Ponte Nova, foram tratadas questões mais gerais da unidade na reunião com a gestão e com os servidores. Também foi realizada visita às instalações e às obras em andamento.

No dia 19, no Campus Ouro Branco, foi realizada a reunião mensal presencial do Colégio de Dirigentes, com a participação do reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos 18 campi, e também o encontro da Proen com os representantes estudantis. Na ocasião, a Diretoria de Assistência Estudantil reuniu alunos dos cursos técnicos e de graduação para discutir e apresentar propostas de projetos implementados no IFMG, além de esclarecer dúvidas sobre outras ações que são de responsabilidade do setor.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto Reitoria Itinerante tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto.

registrado em: