Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Renomados chefs de BH participam do Planeta Inovação em Sabará

Renomados chefs de BH participam do Planeta Inovação em Sabará

publicado: 17/08/2018 16h32, última modificação: 14/12/2018 10h11

Programação reúne diversas atividades que vão debater tecnologia, empreendedorismo, gastronomia, turismo, pesquisa científica e literatura

Discutir estratégias de desenvolvimento da gastronomia e ainda assistir a três grandes chefs de Belo Horizonte trabalhando lado a lado. É assim que o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) vai abrir o evento Planeta Inovação, que ocorrerá em Sabará, entre 20 e 25 de agosto. A partir das 18h, no adro da Igreja do Carmo, os chefs Flávio Trombini (Restaurante Xapuri), Jaime Solares (Borracharia Gastropub) e Mariana Godói estarão reunidos com profissionais da cidade e representantes da sociedade civil para dar início a uma ação de desenvolvimento do turismo em Sabará, feita em parceria com a Prefeitura Municipal e o comércio local.

Essa primeira atividade integra o ecossistema “Empreendedorismo”, que terá, ao longo de toda semana, palestras, oficinas e mostras com atividades voltadas para os estudantes e o público em geral. A programação terá espaço também para discussão de tecnologia, startups, jogos, intercâmbio estudantil, literatura e iniciação científica. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG, Neimar Freitas Duarte, o Planeta Inovação reunirá atividades diversas e complementares para aproximar os alunos dessas diferentes frentes de inovação.

Ao longo da semana, estão programadas palestras e oficinas ministradas pelo Sebrae/MG; oficina de robótica, bootcamp, mesa-redonda sobre como montar uma startup, mostra de startups, palestra sobre desafios do turismo e diversas outras atividades. Entre os palestrantes confirmados está o professor titular do Instituto de Geociências da Unicamp, André Tosi Furtado, que integrou o programa de águas profundas da Petrobras. Realizou também estudos sobre inovação em setores como petróleo, aeroespacial e sucroalcooleiro. Ele participa de mesa-redonda, na quinta-feira, 23, às 10h.

O VII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG será uma das atividades centrais do Planeta Inovação, com mais de cem projetos de discentes e bolsistas em exposição. A conferência de abertura será ministrada pelo diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, na quarta-feira, 22, às 19h. Encerrando o evento, no sábado, dia 25, haverá atividades culturais, a partir de 10h, e um café literário com a escritora Conceição Evaristo, às 15h.

Com exceção do “Cozinha Show”, no dia 20, toda a programação ocorrerá na nova sede do Campus Sabará (Rodovia MGT 262, Km 10, Bairro Sobradinho). A programação completa pode ser conferida no endereço www.ifmg.edu.br/planetainovacao.

registrado em: