Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Restauradores de bens culturais pedem apoio para regulamentar profissão

Restauradores de bens culturais pedem apoio para regulamentar profissão

Audiência pública, na Assembleia Legislativa, no dia 7 de julho, contou com a participação do IFMG, que oferta o curso de Tecnologia em Conservação e Restauro no Campus Ouro Preto.
publicado: 10/07/2023 14h09, última modificação: 07/03/2024 09h54

Na última sexta-feira, 7 de julho, diversos profissionais que lidam com a conservação e restauração de bens culturais em Minas Gerais estiveram na Assembleia Legislativa do Estado (ALMG) para pedir apoio à regulamentação da profissão. Um dos profissionais presentes era Alex Bohrer, docente do IFMG - Campus Ouro Preto. "O que é Minas Gerais sem seu patrimônio cultural?”, questionou o professor durante a audiência pública.

A discussão foi realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, por meio de requerimento da deputada Ana Paula Siqueira (Rede). Ela destacou que a profissão é pouco conhecida, mas muito importante. A regulamentação do exercício das profissões de Conservador-Restaurador de Bens Culturais e de Técnico em Conservação-Restauração de Bens Culturais tramita na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei federal 1.183/19, da deputada Fernanda Melchionna (Psol/RS). Ana Paula Siqueira apresentou requerimento a parlamentares e a órgãos públicos solicitando apoio para a aprovação da matéria.

Minas Gerais é pioneiro na formação de conservadores e restauradores, conforme destacou Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Gabriela reforçou que as instituições que oferecem essa formação em Minas: UFMG, Faop e IFMG – as duas últimas em Ouro Preto, se complementam, criando bacharéis, técnicos e tecnólogos. Desde 2002, segundo a diretora, 885 alunos foram formados pelas três instituições.

O IFMG entende a importância da preservação cultural do patrimônio mineiro e oferta, no Campus Ouro Preto, o curso de Tecnologia em Conservação e Restauro. A graduação tem como objetivo assegurar a formação de profissionais tecnólogos de nível superior, com capacitação técnico-tecnológica e operacional para o cumprimento das atividades de conservação e restauro de imóveis, especialmente os de valor histórico e cultural.

O curso é ofertado no período noturno, com 36 vagas disponíveis anualmente, sendo 18 vagas com inscrição via SISU e 18 vagas com ingresso por meio do processo seletivo próprio do IFMG.

Tecnologia em Conservação e Restauro

Turno: Noturno
Duração: 3 anos
Vagas: 36 (18 vagas SISU + 18 vagas Processo Seletivo IFMG)
Ingresso: Vestibular; transferência (interna e externa) e Obtenção de novo título.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fotos: Divulgação/Willian Dias