Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA divulga resultados da autoavaliação aplicada na Reitoria

CPA divulga resultados da autoavaliação aplicada na Reitoria

publicado: 18/12/2017 23h00, última modificação: 20/12/2017 16h54

A Comissão Própria de Avaliação (CPA - Central) disponibilizou, no segundo semestre de 2016, um questionário de autoavaliação para os servidores da Reitoria do IFMG. O objetivo da ação, similar à autoavaliação institucional já promovida nos campi, foi envolver também os servidores da capital no processo de identificação das fragilidades e potencialidades do Instituto.

De acordo com o presidente da CPA Central, Alexsander Fuccio, a inclusão do relatório de avaliação da Reitoria foi feita a partir de pedidos dos próprios servidores. "Além disso, já era mesmo uma ação necessária, uma vez que a Reitoria, por sua natureza, sempre ficava de fora do processo de Autoavaliação", conta. "Demos um primeiro passo, mas percebemos que o questionário deve ser aprimorado para atender os diversos setores, adaptando e ampliando os espaços para manifestações dos respondentes", acrescenta.

"(...) Era mesmo uma ação necessária, uma vez que a Reitoria, por sua natureza, sempre ficava de fora do processo de Autoavaliação."

A CPA Central esclarece que, entre outras questões, a divulgação do resultado foi prorrogada porque em 2017 a comissão, tanto nos campi quanto na Reitoria, focou esforços em adiantar o processo de autoavaliação institucional, que é sua função prioritária.

Resultados

O questionário aplicado na Reitoria foi baseado nos cinco eixos e nas respectivas dimensões estabelecidas na Nota Técnica INEP/DAES nº 065/2014: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, e Infraestrutura Física. Responderam ao questionário 38,8% das 179 pessoas que,  naquele  momento, compunham o quadro da Reitoria, entre docentes, técnicos administrativos, estagiários e funcionários terceirizados.

Foram encontradas fragilidades em pontos estratégicos, a exemplo do baixo índice de “Conhecimento dos documentos internos” (Estatuto, Regimento Geral, PDI, e Relatório da CPA), cujos indicadores BOM e ÓTIMO não atingiram a marca de 50% em nenhum dos itens avaliados. Como pontos positivos da avaliação, por sua vez, destacaram-se a “Relevância de seu trabalho para o desempenho do setor” (82,61%), “Relacionamento com os demais colegas do setor”  (91,31%) e “Relacionamento com a chefia imediata” (78,26%).

Acesse aqui o relatório completo.