Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retorno às aulas presenciais: confira as datas de cada campus
conteúdo

Notícias

Retorno às aulas presenciais: confira as datas de cada campus

Com a vacinação dos servidores e alunos, alguns campi do IFMG estão retomando as atividades presenciais. Outros, programam-se para retornar em 2022. Veja o que está previsto em cada uma das 18 unidades.
publicado: 19/11/2021 09h49, última modificação: 25/11/2021 16h12

Aula-presencial-IFMG-Ibirité8.jpgTendo em vista a melhora dos indicadores da pandemia e a vacinação dos servidores e estudantes, o IFMG iniciou a retomada das atividades acadêmicas presenciais em suas unidades. O retorno presencial está sendo realizado gradativamente - considerando especificidades de cada região - e de forma híbrida, mantendo, ainda, ações do ensino remoto. As unidades seguem medidas sanitárias e protocolos de saúde vigentes, com foco na segurança da comunidade acadêmica.

Confira a seguir:

Arcos: Após debate em reuniões entre pais, alunos, servidores e direção do campus, optou-se por seguir com as aulas remotas até o final de 2021. A decisão foi validada pelo Conselho Acadêmico. Estão autorizadas, porém, intervenções pedagógicas presenciais a critério de cada docente - reuniões com poucos alunos para tirar dúvidas, orientações de trabalhos e tutoria.

Bambuí: Algumas disciplinas serão retomadas em formato presencial, enquanto outras seguirão, neste período, no modo remoto. Veja detalhes a respeito.

Betim: As aulas presenciais foram retomadas em 3/11 de forma gradual, apenas para algumas disciplinas práticas e de forma facultativa. Cada curso fez o levantamento das atividades que seriam retomadas e dos estudantes poderiam participar presencialmente. O ensino remoto foi mantido para as demais disciplinas, bem como para estudantes que optaram por continuar de forma remota. Veja detalhes a respeito.

Congonhas: O cronograma de retorno presencial foi estruturado pelo Grupo de Trabalho responsável, priorizando as disciplinas que não puderam ser ofertadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as de caráter prático. As primeiras tiveram início em 9/11 e as próximas começam em 23/11. O retorno presencial não é obrigatório aos alunos, sendo da competência deles ou de seus responsáveis (para os menores de 18 anos) a decisão de retornar ou não. Veja detalhes a respeito.

Conselheiro Lafaiete: informações em breve.

Formiga: O tema segue sendo analisado pela gestão do campus e, por ora, as aulas permanecem remotas.

Governador Valadares: A previsão é de que o ensino se mantenha no formato remoto até o fim de 2021. Veja comunicado publicado no site do campus .

Ibirité: Seguindo os protocolos de saúde e as diretrizes do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, o Campus Ibirité foi o primeiro a retomar as aulas presenciais de disciplinas dos cursos técnicos e superiores, em 8/9 (foto). Na etapa inicial de retomada, foram consideradas as aulas práticas profissionalizantes avaliadas como essenciais para a formação dos alunos, com foco prioritário nas turmas de formandos. Leia mais. 

Ipatinga: A retomada das aulas presenciais ocorreu no dia 3/11, inicialmente em modelo híbrido, com atividades tanto presenciais quanto on-line. A prioridade, no momento, é que sejam realizadas de forma presencial as atividades práticas de laboratório, oficinas de estudo, entre outras similares.

ItabiritoForam formados grupos de trabalho que irão discutir alterações do calendário acadêmico, uso de laboratórios e um plano de retorno gradual para aprovação no Conselho Acadêmico. A previsão é que tenha início o modelo híbrido, com parte das atividades realizadas presencialmente, já no segundo módulo do semestre (previsto para iniciar em 29/11).

Ouro Branco: O retorno presencial gradual teve início em 29/10, nesse primeiro momento com os estudantes do curso técnico subsequente em Metalurgia, que passam a realizar atividades práticas em laboratório. O próximo passo será estruturar e implementar aulas presenciais para outras disciplinas práticas e cursos (a definir). Veja detalhes a respeito.

Ouro Preto: O Conselho Acadêmico do campus aprovou dia 4/11 as fases para retorno gradual das atividades presenciais. Está previsto para o 2º semestre letivo de 2021, em 18/01/2022, o início do retorno de atividades acadêmicas dos cursos regulares e FIC com aulas práticas e teóricas dos cursos subsequentes e de graduação, e aulas práticas dos cursos técnicos integrados. Veja detalhes a respeito

Piumhi: O calendário acadêmico do ano letivo de 2022 terá início  em 14/02/2022 com aulas presenciais. Por ora, o campus realiza atendimento presencial para os estudantes - em alguns casos, com agendamento prévio - em setores como Secretaria, Biblioteca, Setor Pedagógico, Assistência Estudantil e Laboratório de Informática. Veja detalhes a respeito.

Ponte Nova: As atividades presenciais com estudantes tiveram início em 3/11. Até o final de 2021 serão ofertadas atividades extracurriculares presenciais no período da tarde e as aulas permanecerão on-line no período da manhã. Veja detalhes a respeito.

Ribeirão das Neves: O campus está estruturando o retorno presencial de atividades acadêmicas, de forma gradual e facultativa aos estudantes, a partir do dia 22/11. Nesta data, ocorrerá também uma live sobre o tema, às 19h30. Veja detalhes a respeito.

Sabará: No dia 22 de outubro o Conselho Acadêmico do Campus Sabará aprovou o Plano de Retorno Gradual das Atividades. Será adotado o regime misto, em que os estudantes participam das aulas presenciais em datas determinadas pelo campus e, ao mesmo tempo, continuam cursando disciplinas remotamente. As aulas do 2ºsemestre começaram dia 8/11 de forma remota. Porém, ainda em novembro terão início as aulas presenciais autorizadas, para disciplinas específicas, em escala de "bolhas". Veja detalhes a respeito.

Santa Luzia: Algumas atividades presenciais tiveram início em 8/11, conforme aprovação do Conselho Acadêmico. Foram elaborados Planos de Atendimentos dos seis cursos do campus, em que constam as disciplinas que retornarão presencialmente, de forma gradual e em esquema de "bolhas", limitando o número de estudantes em cada atividade, de forma a garantir protocolos de segurança.

São João Evangelista: O retorno das atividades acadêmicas presenciais em sua totalidade está sendo planejado para fevereiro de 2022. Desde 10/09/2021 estão sendo ofertadas atividades presenciais apenas para alunos do curso técnico subsequente em Agrimensura. Alguns estudantes também estão realizando atividades presenciais para desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e projetos de pesquisa. Veja nota a respeito.

registrado em: