Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultura sustentável em pauta no Campus São João Evangelista

Acontece nos Campi

Agricultura sustentável em pauta no Campus São João Evangelista

Sábado Agroecológico abordou importância das sementes para a produção de alimentos saudáveis e resgate de conhecimentos
publicado: 16/03/2023 17h03, última modificação: 20/03/2023 14h55

O Campus São João Evangelista realizou, dia 11 de março, o primeiro Sábado Agroecológico do Programa de Residência Agrária (PRA/IFMG-SJE). A programação contou com uma Roda de Conversa sobre o tema "Sementes: alimento, saúde e cultura". além de um café da manhã compartilhado, com alimentos doados pelos participantes.

O Sábado Agroecológico visa promover vivências, capacitações para as agricultoras e agricultores, bem como ampliar a aproximação com as pessoas que frequentam a feira do munícipio, estreitando laços e fortalecendo a relação entre produtores e consumidores. Nesta primeira edição, durante a roda de conversa, os convidados Luís Vinícius P. Gouveia e Pedro Henrique Nunes, do Centro Agroecológico Tamanduá, Governador Valadares, abordaram a importância das sementes para a produção de alimentos saudáveis e, ainda, como as sementes podem contribuir no resgate dos conhecimentos e saberes que agricultores e agricultoras familiares utilizam há várias gerações.

Participaram do evento as agricultoras e agricultores da Feira Municipal da Agricultura Familiar, que puderam apresentar suas experiências, além de representantes da Prefeitura Municipal de São João Evangelista, da Câmara de Vereadores e da equipe do PRA/IFMG-SJE.

Instituições parceiras promoveram também doação de uma grande variedades de sementes, que serão implantadas na Unidade de Produção Agroecológica do Campus.

Próximos encontros

De acordo com coordenadora geral do Programa de Residência Agrária, Shirlene Barbosa, a proposta é que o Sábado Agroecológico aconteça regularmente, no segundo sábado de cada mês. "O primeiro foi realizado em março, com o tema sementes, mas também vamos abordar diversos outros, como: produção de mudas; compostagem; consumo consciente; plantas medicinais; além de compartilhar informações sobre produção de alimentos sem veneno, distribuição de mudas e sementes, entre outros", adianta.

O Programa de Residência Agrária é uma parceria entre o Campus São João Evangelista e a Prefeitura do município.

sáb. agroecológico

Variedades Instituição doadora
Milho eldorado Melhoramento feito por agricultores do Rio de Janeiro. Doado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Milho Caiano Centro Agroecológico Tamanduá
Feijão Roxim Vargelândia. Doado pelo Centro Agroecológico Tamanduá
Tomates Variedades do Banco de Germoplasma da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Feijão preto de vagem Variedade Novirex Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Fava Centro Agroecológico Tamanduá. Uso: adubação verde
Mucuna preta Centro Agroecológico Tamanduá
Quiabo Piranema Melhoramento feito por agricultores do Rio de Janeiro. Doado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Arroz de área seca Variedade desenvolvida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doado pelo Sr. Nitinho, agricultor no município de Maricá-RJ.
Amaranto Centro Agroecológico Tamanduá
Crotalária Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Uso: adubação verde
Feijão de porco Rede de sementes agroecológicas do Rio de Janeiro. Pesago-Rio e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Uso: adubação verde
registrado em: