Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Eletrônico para Assistência Estudantil é anunciado em Reitoria Itinerante

Projeto Reitoria Itinerante também visitou os campi de Itabirito, Sabará e Santa Luzia. Sistema Eletrônico para Assistência Estudantil foi uma das novidades anunciadas e que entrará em vigor a partir de 2019.
publicado: 17/10/2018 16h06, última modificação: 19/03/2024 11h12

Estimulando o diálogo entre gestão e campus com a participação de servidores e estudantes nos debates, o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Kléber Glória esteve na última sexta-feira, 28 de setembro, no Campus Itabirito acompanhado pelo pró-reitor de Ensino (PROEN), Carlos Bernardes, o diretor de Infraestrutura, Nagem Sabbagh, o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras, Rafaela Lucarelli, o presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Alessandro Almeida, além da chefe de gabinete da Reitoria, Ângela Rangel.

A visita ao campus faz parte do calendário da Reitoria Itinerante, projeto desenvolvido desde 2015, que semestralmente percorre os 18 campi da instituição buscando estreitar o relacionamento com a comunidade do campus e, principalmente, buscar conjuntamente, soluções para as necessidades enfrentadas pela comunidade acadêmica local. A próxima rodada da Reitoria Itinerante será nos campi Governador Valadares (05 de outubro) e São João Evangelista (26 de outubro).

Segundo a diretora-geral do Campus Itabirito, Fernanda Pelegrini Honorato, em breve o curso de Engenharia passará pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “Todos os servidores estão muito envolvidos nesta missão. Em relação à parte documental estamos muito bem preparados. Agora é fazer uns ajustes na parte de acessibilidade ao prédio”, disse ela. Uma boa pontuação no INEP garante o reconhecimento da excelência do ensino e do perfil dos docentes atuantes no curso.

Assista ao vídeo da Reitoria Itinerante CLICANDO AQUI

Inclusão Social

“Queremos ter a oportunidade de conhecer melhor os colegas surdos do campus”, disse a estudante do curso de Automação Industrial, Laura Viega. Durante a roda de conversa com os discentes, uma das solicitações foi a ampliação do número de intérpretes de libras em Itabirito. “Ficamos sem jeito de pedir aos intérpretes que fiquem conosco durante o intervalo para facilitar a nossa comunicação com eles, porque eles acabam trabalhando muito em sala de aula. O jeito que encontramos é utilizar o celular para conversar com eles, mas sabemos que essa maneira não é a ideal. Por isso, gostaríamos de pedir que novos profissionais fossem contratados até mesmo para nos ensinar a linguagem de sinais. Queremos conhecer mais sobre a vida deles e incluí-los de fato na vida social do campus”, disse Laura ao informar que atualmente três estudantes surdos fazem parte do corpo discente.

O reitor do IFMG, Kléber Glória, destacou e parabenizou servidores e estudantes pelo envolvimento nos assuntos do campus e, principalmente, em relação ao interesse e formas de socialização com os estudantes surdos. “Além de ofertar um ensino de qualidade e gratuito em Minas Gerais, nossa missão também é a de garantir uma educação inclusiva para todos os que frequentam o campus. Por isso, vamos propor ações de extensão que possam integrar surdos e ouvintes dentro e fora da sala de aula”, disse o reitor em Itabirito.

Sistema Eletrônico para Assistência Estudantil

Outra novidade anunciada no Campus foi a implantação do Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) para o próximo processo seletivo da Assistência Estudantil no IFMG. De acordo com o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, o sistema será totalmente automatizado garantindo agilidade nas análises socioeconômicas. “A vantagem de um sistema automatizado está na redução da lentidão na análise dos pedidos de bolsas socioeconômicas. A partir de fevereiro de 2019, os candidatos deverão fazer o upload dos documentos exigidos em edital no sistema, sendo possível o acompanhamento em tempo de real do status da solicitação. O processo ficará muito mais dinâmico e irá fornecer o perfil do estudante atendido pelo IFMG”, disse Lourenço.

De autoria do professor Eduardo Cardoso Melo com a participação de dois bolsistas do curso de Engenharia da Computação do Campus Bambuí, o SSAE é um software integrado capaz de gerenciar os dados de estudantes demandantes de auxílio socioeconômico, bem como fornecer relatórios precisos para a Diretoria de Assistência Estudantil (DIRAE) e os setores de Assistência Estudantil dos campi do IFMG.

Formulário da CPA tem prazo prorrogado

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Alessandro Almeida, tendo em vista o período de férias escolares em alguns campi, o prazo para o preenchimento do formulário da Autoavaliação Institucional foi prorrogado até o dia 20 de outubro. “Nosso objetivo é garantir a ampla participação de todos nesse processo de reflexão, buscando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição”, disse Almeida.

O preenchimento do formulário é simples, rápido e anônimo. Podem participar docentes, técnico-administrativos, estudantes e comunidade externa. O link para acesso é https://limesurvey.ifmg.edu.br/index.php/396928?lang=pt-BR