Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Três equipes do IFMG participam de fórum na França

Três equipes do IFMG participam de fórum na França

Equipes dos campi Bambuí, Santa Luzia e Ouro Preto, viajaram à cidade de Bourges para participar do Fórum franco-brasileiro Ciência e Sociedade
publicado: 10/11/2023 13h18, última modificação: 06/03/2024 15h47

Com o tema “O papel do ser vivo e das ciências nas transições agroecológicas e sociais”, a 7ª edição do Fórum franco-brasileiro Ciência e Sociedade aconteceu na cidade francesa de Bourges, entre 16 e 27 de outubro, e recebeu três equipes do IFMG (dos campi Bambuí, Ouro Preto e Santa Luzia). Formadas, usualmente, por cinco alunos e um professor, essas equipes participaram de visitas técnicas a produtores locais e a centros de pesquisa, oficinas culturais e uma série de outras atividades com o intuito de promover a interação entre os diversos grupos franceses e brasileiros.

Essa interação é justamente o objetivo do Fórum, uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura e da Soberania Alimentar da França e o Conif, iniciada em 2005. “Foi uma experiência extremamente enriquecedora. Para os alunos, a descoberta de outra cultura, em todos os seus aspectos, e a possibilidade de interação com jovens de diversos IFs, bem como com estudantes e servidores franceses. Para os professores acompanhantes, uma excelente ocasião para conhecer outros colegas e suas respectivas experiências, com vistas a expandir as perspectivas de trabalho conjunto”, detalhou o professor Daniel Miranda, responsável por acompanhar os cinco estudantes do Campus Santa. Luzia.

O evento acontece a cada dois anos, no Brasil ou na França, proporcionando o encontro entre instituições que já realizam trabalhos em parceria. Os campi de Bambuí e Santa Luzia, por exemplo, são parceiros do CFA Agricole Public des Hauts-de-France. Já o Campus Ouro Preto começou, no início de 2023, um trabalho conjunto com o Lycée d’Enseignement Agricole Privé Franz STOCK. A temática do Fórum varia conforme a edição, mas normalmente está ligada à agricultura e/ou meio ambiente. “A ideia é ampliar as relações com a França,  inclusive com a manutenção do programa Assistentes de Francês, no qual recebemos uma docente francesa para a oferta de cursos de idiomas e trocas culturais”, explicou o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti de Paula.

SeleçãoEquipe do Campus Ouro Preto no Fórum franco-brasileiro

Para integrar a equipe de cada campus, os alunos passaram por uma seleção, em duas etapas.  A primeira classificava os candidatos pela pontuação obtida na participação em projetos de ensino, pesquisa, e extensão, trabalhos publicados e apresentações em seminários. A segunda etapa foi realizada com entrevistas, em dois idiomas: o Português, para as perguntas técnicas, e Francês ou Inglês (à escolha do candidato) para questões quanto às motivações e objetivos.  “Eu já venho me preparando há dois anos no aprendizado do francês, e foi na segunda etapa que eu consegui me destacar”, contou Yasmin Narciso, aluna do curso técnico em Paisagismo no Campus Santa Luzia. “Estudem verdadeiramente um idioma. Existe uma dificuldade para a realização de um curso de idiomas, porém há várias plataformas que oferecem cursos gratuitos.”

Aproveitar as oportunidades foi um algo mencionado por todos os participantes do Fórum, ouvidos para esta matéria:

“É fundamental estar atento ao lançamento dos editais das instituições por meio dos sites oficiais ou contatos internos como os próprios professores e a comissão de relações internacionais do seu campus para estar ciente dos eventos o. Além disso, é essencial ter participação ativa nas atividades e projetos realizados em seu campus (sempre tem alguém olhando!). Não deixe as oportunidades passarem e confie na sua capacidade! E claro, estudar outro idioma é sempre agregador."  (Gustavo Ribeiro, estudante do curso técnico de Edificações - Campus Santa Luzia )

"Conhecimento nunca é perdido e sempre nos engrandece. A trajetória acadêmica deve ser a melhor que pudermos ter. Participem das ações nos campus, participem de projetos de pesquisa, ensino ou extensão; estejam atentos ao que o campus e o IFMG promovem. Absorvam o máximo que puderem, para que quando as oportunidades surgirem, vocês estejam preparados para conquistá-las." (Izabelle Severiano, graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Campus Santa Luzia e aluna do curso técnico em Paisagismo na mesma unidade.)

Intercâmbio: Campus Ouro Preto marca presença no Fórum Franco Brasileiro, em Bourges