Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI SIC reúne projetos de pesquisa de 12 campi do IFMG

VI SIC reúne projetos de pesquisa de 12 campi do IFMG

publicado: 21/06/2017 13h56, última modificação: 25/03/2024 14h20

Nos dias 20 e 21 de junho, o Campus Betim sediou o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. O evento reuniu cerca de 250 alunos, de 12 diferentes campi, em torno do objetivo de apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas na Instituição nas mais variadas áreas de conhecimento. Além da exibição de pôsteres e de apresentações orais, a programação incluiu minicursos e palestras, bem como atividades culturais.

O SIC é realizado deste 2012, a cada ano em um campus do IFMG. Nesta edição, foram aprovados, para apresentação, 74 projetos. “Trata-se de uma oportunidade de integrar projetos do campus e, principalmente, entre os campi”, avalia a diretora pro tempore da unidade, Luciana Lima. Aluno do 3º ano de Química em Betim, Samuel Henrique Teixeira concorda: “Acabamos conhecendo projetos de outras áreas, como humanas, agrárias, que são bem diferentes do foco aqui do Campus”.

Pesquisa como diferencial
Durante a abertura do evento, na tarde do dia 20, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMG, Neimar Freitas, falou sobre a importância do envolvimento com a pesquisa, para os alunos e para a Instituição. “Vocês serão alunos diferentes e, também, profissionais diferenciados no mercado”, afirmou aos participantes.

Sarah Felício, estudante do 5º período de Engenharia Civil do Campus Piumhi, já consegue visualizar as mudanças que a pesquisa pode trazer. Ela veio ao SIC para apresentar um estudo sobre empreendimentos habitacionais de interesse social e explica que participar do projeto de Iniciação Científica ampliou sua visão da prática de Engenharia. “O projeto abriu minha mente à realidade social das famílias que necessitam de auxílio para garantir sua moradia e como a Engenharia civil pode ajudar na evolução da sociedade”, conta.

Segundo Neimar Freitas, o intuito é ampliar cada vez mais o SIC, para fazer dele uma vitrine da produção científica do Instituto – já que, muitas vezes, os projetos ficam restritos à apresentação nos próprios campi. “É importante as unidades participarem do evento, para fazê-lo crescer, para que a sociedade e as agências de fomento possam visualizar o IFMG”, destaca.

Campi participantes do VI SIC: Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Santa Luzia.