Notícias
Ouvidoria sem Mistério #14: Ouvidoria na Mediação de Conflitos
Esta edição apresenta mais uma importante forma de atuação da Ouvidoria do IFMG: a mediação de conflitos. Quando é identificada a possibilidade de diálogo entre as partes envolvidas em um conflito, a Ouvidoria pode encaminhar a situação às Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos, instituídas pela Portaria nº 959/2020, que têm como princípio oferecer caminhos para uma convivência mais respeitosa e harmônica no Instituto. Vale destacar que a atuação das Câmaras de Mediação é possível apenas quando a situação não envolve infrações disciplinares.
O primeiro princípio a ser observado, de acordo com a Portaria, é a autonomia de vontade entre as partes. Assim, não há obrigatoriedade de participação ou concordância: a mediação é sempre uma escolha. A iniciativa pode partir de uma das partes ou ser proposta pela Ouvidoria do IFMG, conforme a análise de cada caso. O objetivo é proporcionar um espaço em que todos possam ser ouvidos e também ouvir de forma pacífica e respeitosa.
A mediação oferece um momento de reflexão e reconstrução das situações de conflito, contando com a presença de membros da Câmara que não têm envolvimento direto com o caso e não pertencem ao campus de origem das partes envolvidas. Esses mediadores atuam com imparcialidade e equidade, favorecendo um ambiente em que as partes possam compreender melhor as questões do conflito e construir caminhos de entendimento e cooperação.
Mais do que uma atividade técnica, a mediação exige sensibilidade, escuta ativa e entendimento mútuo. Ela busca não apenas o acordo, mas também o fortalecimento das relações e da convivência institucional. Além disso, esse processo tem como vantagens a criação de um espaço seguro para o diálogo e a garantia de confidencialidade, assegurando o respeito às partes envolvidas.
A Ouvidoria do IFMG atua no caminho colaborativo e por soluções consensuais de conflitos que chegam à sua instância, sempre que não houver caracterização de infração disciplinar. A mediação se mostra, assim, uma estratégia efetiva para a prevenção e transformação de conflitos futuros.
Se você vivenciou alguma situação difícil ou deseja compreender melhor o processo de mediação, procure a Ouvidoria local do seu campus ou a Ouvidoria do IFMG. Juntos, poderemos avaliar se o caso pode ser mediado. Os pedidos de mediação podem ser enviados para o e-mail: conciliacao@ifmg.edu.br ou ouvidoria@ifmg.edu.br
Saiba mais - Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos do IFMG
