Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > STRICTO SENSU
conteúdo

(Stricto Sensu) Mestrado e Doutorado

publicado 11/07/2017 11h11, última modificação 20/12/2023 11h03
ilustração sobre processos educativos 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é uma ação realizada pelas Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ampliar os estudos sobre a educação profissional e tecnológica em nosso país, área de ensino que cresceu consideravelmente nos últimos anos, considerando a criação dos Institutos Federais em 2008. O programa é uma iniciativa em rede e conta com a participação de 36 Institutos Federais, além do Colégio Pedro II. O IFMG ingressou por meio de adesão ao edital 02/2017.

Para mais informações, acesse o site do programa

 

imagem conceito de lampada de onde nasce arbusto, com passaros voando

MESTRADO EM SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA AMBIENTAL

O Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG teve sua proposta de funcionamento aprovada pela CAPES no ano de 2014 e suas atividades iniciadas no ano de 2015. Tem por objetivo formar profissionais com um olhar crítico e holístico da questão ambiental, apresentando alternativas práticas para os problemas ambientais, a fim de garantir a sustentabilidade dos sistemas em nível local.

Apresentando uma proposta com estrutura multicampi, as aulas ocorrem majoritariamente no Campus Bambuí contando com docentes de cinco campi do IFMG (Bambuí, Formiga, Ouro Preto, Santa Luzia e São João Evangelista), além de docentes de duas instituições parceiras – o CEFET-MG e a UFV.

A proposta metodológica do curso envolve o cumprimento de créditos sob a forma de atividades em sala de aula, visitas técnicas, atividades de campo e, ainda, atividades em EaD e o desenvolvimento do Trabalho Final de Curso que, seguindo as orientações da CAPES para mestrados profissionais, pode ser apresentado sob a forma de dissertação, diagnóstico ou redação de patente figurando em uma das três linhas de pesquisa do programa: Ecologia Aplicada, Planejamento e Gestão Ambiental e Tecnologias Ambientais. 

 

mestrado adm

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

O perfil dos Mestres em Administração formados pelo programa é o de um profissional com conhecimento teórico e aplicado em finanças, com capacidade de desenvolver pesquisas e solucionar problemas, com capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, assumindo suas responsabilidades de forma a gerar um aprendizado constante, principalmente frente a situações novas e de mudanças e com capacidade de tomar decisões de alto nível, adaptando-se ao ambiente e aos processos, orientando-se, sempre, pela ética.

Para mais informações, acesse o site do programa.

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA - PROFGeo

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO é um programa reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação e tem por objetivo proporcionar formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica, visando a dar ao egresso qualificação para o exercício profissional de Geografia, outorgando-lhe o título de Mestre em Ensino de Geografia.

O PROFGEO é um curso semipresencial realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em Rede Nacional, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Para mais informações, acesse o site do programa.

 

Consulte aqui: Como submeter propostas de cursos à avaliação pela CAPES