Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
conteúdo

Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho

Turno Noturno
Duração 4 semestres (mínimo); 8 semestres (máximo)
Vagas: 40 
Ingresso Processo Seletivo e transferências (externa e interna)

 APRESENTAÇÃO

O curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho prioriza a formação de estudantes como cidadãos e futuros profissionais na perspectiva da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profis-sional Técnica de Nível Médio, definidas pela Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de se-tembro de 2012.

Em conformidade com a citada resolução, o curso técnico em Segurança do Trabalho será pautado por um projeto de ensino sistematizado, fundamentado na in-tegração entre conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.
A partir desses referenciais legais, pode-se afirmar que o curso técnico em Se-gurança do Trabalho do Campus de Santa Luzia cumprirá com os objetivos sociais do IFMG, que consistem em ofertar ensino público, gratuito e de qualidade para os cida-dãos brasileiros, contribuindo para a emancipação dos sujeitos.
Desse modo, entende-se que o desafio representado pela perspectiva de uma formação de qualidade implica a compreensão de grandes responsabilidades com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos estudantes, os quais, ao in-gressarem no curso em questão, estarão imersos em um processo de formação após o ensino médio.
Portanto, o curso leva em consideração a diversidade de experiências pessoais e profissionais dos estudantes, a fim de que eles se identifiquem com o curso e alcan-cem o sucesso em suas trajetórias escolares.

  OBJETIVOS

Objetivo geral:

- Formar profissionais com habilitação técnica em Segurança do Trabalho para atuar na área da industrial e de serviços, desenvolvendo habilidades, construindo competên-cias e desempenhando atividades de forma reflexiva e inovadora frente aos desafios da sociedade, com consciência humanística, ética e responsabilidade social.

Objetivos específicos:

- Fazer uso do planejamento e execução de medidas técnico-prevencionistas, no que se refere a acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, por meio de ações e programas específicos.
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador em sociedade, propi-ciando ainda a diminuição do custo social decorrente dos infortúnios laborais.
- Qualificar técnicos com uma visão crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade;
- Aplicar as normas regulamentadoras no ambiente laboral.
- Fomentar a cultura de prevenção e saúde no trabalho e desenvolver treinamentos de segurança de saúde do trabalhador nas empresas.
- Colaborar para o gerenciamento preventivo dos riscos presentes nos ambientes de trabalho e relacionados aos processos produtivos.
- Contribuir para a redução dos índices de acidentes do trabalho e para a melhoria das condições de segurança dos locais onde se processam atividades laborativas;
- Promover o bem-estar dos trabalhadores, impedindo-os de se acidentar ou de con-trair doenças de trabalho.
- Evitar as perdas que o acidente de trabalho gera ao trabalhador, à empresa e ao país;
- Prevenir e atuar nas situações em que o trabalho possa provocar danos à natureza.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho será um profissional habilitado para desempenhar atividades voltadas à prevenção e combate aos acidentes de trabalho. Em conformidade com sua legislação profissional e com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o profissional concluinte será capaz de:

- Analisar métodos e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e de trabalho e presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
- Elaborar e realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neu-tralização de riscos, de acordo com a natureza da empresa.
- Indicar, solicitar e realizar inspeção de equipamentos de proteção coletiva e indivi-dual contra incêndio.
- Levantar e utilizar dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas e produção de relatórios.
- Promover programas, eventos, capacitações e a divulgação de normas e procedi-mentos de segurança e higiene ocupacional.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho possui um campo de atuação bastante vasto, o que favorece sua absorção pelos arranjos produtivos locais do município de Santa Luzia e entorno. O egresso poderá atuar na construção civil, centrais de logística, fábrica de alimentos, cimenteiras, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, portos e aeroportos, mineradoras e de extração. Além disso, poderá exercer suas atividades na área rural, em empresas agroindustriais. 

COLEGIADO

De acordo com o art. 90 do Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMG, aprovado pela Resolução nº 46, de 17 de dezembro de 2018, compete ao colegiado de curso:

1. Assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;
2. Estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;
3. Promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos proces-sos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas ad-vindas da educação inclusiva;
4. Aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos a serem estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), assim como os critérios de flexibilização dos mesmos;
5. Deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;
6. Julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador de curso;
7. Propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do Campus;
8. Designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadêmica.

O colegiado de Curso é atualmente constituído pelos seguintes membros:

Membro

Representação

Paulo Roberto Vieira Júnior

Coordenador

Duglécia dos Santos Rodrigues

Representante titular da área de ensino

Esperanza Braga Magalhães

Representante suplente da área de ensino

Paulo Roberto Vieira Junior

Docente titular (área específica)

Rodnei Alves Marques

Docente titular (demais áreas)

Leandro de Aguiar e Souza

Docente suplente (área específica)

Lilian Maria dos Santos Carneiro Cavalcanti

Docente suplente (demais áreas)

Edvaldo Alves do Nascimento

Discente titular

As solicitações para o colegiado devem ser encaminhadas via e-mail ao coordenador do curso e serão incluídas na pauta da reunião seguinte ao envio, após avaliação do coordenador.

Atas de reuniões - CLIQUE AQUI

Agenda do colegiado - CLIQUE AQUI (Em breve)

DOCUMENTOS

Projeto Pedagógico do Curso
Link: CLIQUE AQUI

Composição do colegiado:
Link: CLIQUE AQUI

COORDENAÇÃO

Coordenador: Paulo Roberto Vieira Júnior
E-mail: strabalho.santaluzia@ifmg.edu.br
Telefone: (31) 3268-5600