Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Arquivos > Perguntas Frequentes - Edital 021/2023

Perguntas Frequentes - Edital 021/2023

Seleção de alunos de Especialização em Proteção e Defesa Civil

1) Posso cursar uma graduação e a Especialização em Proteção em Defesa Civil no IFMG ao mesmo tempo?

Sim. Desde que o candidato possua uma graduação anterior em qualquer área e não esteja cursando uma Pós-Graduação em uma instituição pública.

2) Para inscrição no processo seletivo preciso apresentar o diploma da Graduação?

O candidato para se inscrever deverá ter pelo menos o Certificado de Conclusão do Curso.
O candidato deverá seguir de forma irrestrita o item 5.3 do Edital 021/2023. A partir do ato da matrícula o candidato terá 60 dias para apresentar o diploma devidamente registrado.

3) Posso cursar a Pós mesmo morando fora de Minas Gerais?

Sim. O curso será totalmente online.

4) As aulas acontecerão de forma síncrona ou assíncrona.

A maior parte das aulas acontecem de forma assíncrona. Aquelas atividades que, porventura, acontecerão de forma síncrona ou presencial, serão substituídas por atividades remotas assíncronas para aqueles discentes que não puderem acompanhar as aulas ao vivo.

5) Como e quando serão definidas as atividades substitutivas das atividades síncronas ou presenciais?

As atividades serão definidas na elaboração do Plano de Curso em cada disciplina. O professor apresentará o planejamento da disciplina no início do semestre letivo com a previsão de datas e atividades.

6) Meu histórico da Graduação não apresenta o Coeficiente de Rendimento Acadêmico Global. Qual o procedimento que devo adotar?

Você deverá seguir de forma irrestrita o que consta nos itens 6.6 a 6.10 do Edital 021/2023.

7) Tenho outras Pós na área do presente concurso. Poderei dispensar disciplinasna presente Pós-Graduação?

Sim, desde que a disciplina tenha sido no mesmo nível e que atenda, no mínimo, 75% do conteúdo e da carga horária prevista.

8) Tenho outra Pós-graduação e gostaria de saber se será possível a dispensa de disciplinas e sendo positiva a resposta, como será feita essa solicitação?

O candidato deverá acompanhar os comunicados e informes para não perder os prazos para a solicitação. A dispensa será facultada para aquele estudante que já cursou outra pós e que contenha pelo menos 75% do conteúdo e carga horária da disciplina a ser dispensada no IFMG. Para a solicitação é necessário o encaminhamento de requerimento próprio com a apresentação de documentos comprobatórios (certificado, histórico e ementa da disciplina). O regulamento limita o aproveitamento de disciplinas a 30% da carga horária total do curso.

9) Quais são os componentes curriculares que são analisados para obtenção do Coeficiente de Rendimento Acadêmico Global?

Para obtenção do Coeficiente de Rendimento Acadêmico Global são analisadas apenas as disciplinas cursadas aprovadas ou aquelas que foram reprovadas por nota.

10) Sou bombeiro militar de outro estado da Federação. Posso concorrer a uma vaga para o curso de Pós-Graduação em Especialização em Proteção em Defesa Civil no IFMG?

Não há impedimento para a inscrição de bombeiros militares de outros estados, que são muito bem-vindos! Apenas estes candidatos deverão se inscrever no processo seletivo de ampla concorrência, regido pelo Edital 021/2023 publicado no endereço eletrônico do IFMG campus Santa Luzia.