Você está aqui: Página Inicial > IFMG publica edital voltado à seleção de Ambientes de Pesquisa
conteúdo

Notícias

IFMG publica edital voltado à seleção de Ambientes de Pesquisa

O edital 21/2021, da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto, tem o objetivo de fortalecer grupos de pesquisa selecionados. Líderes de grupos dessa natureza podem realizar inscrições até 14 de maio.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPPG), do IFMG, publicou, nesta segunda-feira (05), o edital 21/2021, que norteia o processo de seleção de Ambientes de Pesquisa. O objetivo principal do processo seletivo é promover o fortalecimento de Grupos de Pesquisa e fomentar o papel de grupos dessa natureza na estruturação de linhas continuadas de investigação científica, com desdobramentos diretos na curricularização da pesquisa, na criação de programas de pós-graduação e na geração de tenologias, produtos e processos inovadores. 

Para isso, o edital propõe um apoio financeiro para montagem e estruturação desses Ambientes de Pesquisa nos campi do IFMG, a partir de propostas submetidas por líderes de grupos de pesquisa. Os recursos financeiros alocados no edital totalizam R$ 249.893,00, e serão destinados à aquisição de itens de capital, relacionados integralmente no item 7, do edital. Cada projeto poderá solicitar um valor total de, no máximo, R$ 50 mil. Outros pontos relacionados aos recursos financeiros estão relacionados no item 5. 

Processo de Inscrição

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de maio, por meio da plataforma SUAP. São elegíveis somente as propostas apresentadas por servidores doutores, líderes do GP do quadro permanente do IFMG. No caso de professores substitutos e visitantes está autorizada a participação como coautores de projetos. As diretrizes que norteiam o processo de inscrição estão descritas no item 4, do edital 21/2021. No anexo 1 do edital, estão relacionada todas as datas relevantes para a realização do processo de seleção. 

Segundo a coordenadora de Pesquisa do IFMG, Flávia Siqueira, o edital é resultado de um levantamento, realizado em agosto de 2020, junto aos coordenadores de laboratórios dos campi, cujo objetivo foi a obtenção de informações sobre os espaços e as demandas de aquisição de equipamentos. "A partir desse mapeamento e aliado à proposta de reformulação da política de fomento à pesquisa do IFMG, foi proposto o edital 21/2021. Com este edital esperamos contribuir para o fortalecimento de grupos de pesquisa do IFMG, ampliando a infraestrutura disponível para projetos de Pesquisa, Extensão Tecnológica e Inovação", aponta. 

Retificação do edital 21/2021 publicada em 09/04/2021

Acesse o edital 21/2021 e confira outras informações sobre o processo de seleção.

registrado em: