Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq recebe inscrições para bolsas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação
conteúdo

Notícias

CNPq recebe inscrições para bolsas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação

O CNPq está com chamada aberta, até o dia 8 de dezembro, para submissão de propostas com a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país. Trata-se da Chamada 32/2023 (retificada em 17 de outubro), que visa conceder bolsas em todas as áreas do conhecimento.

São ofertadas quatro tipos de bolsas, sendo possível a candidatura em apenas uma das modalidades:

  1. Linha I - PDJ: Pós-Doutorado Júnior (PDJ): candidatos sem vínculo empregatício; duração de até 12 meses, sendo permitida a prorrogação para até 24 meses no total.
  2. Linha II – PDS: Pós-Doutorado Sênior (PDS): candidatos com ou sem vínculo empregatício; duração de até 12 meses, sendo permitida a prorrogação para até 24 meses no total.
  3. Linha III – SWP: Doutorado Sanduíche no País (SWP).
  4. Linha IV – SWI: Doutorado Sanduíche Empresarial (SWI).


As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente via Internet, por meio de formulário de propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. As linhas I e II devem ser submetidas pelo próprio candidato; já as linhas III e IV necessitam ser articuladas pelo orientador da instituição de origem. O valor financiado é de aproximadamente R$ 125 milhões.

Elegibilidade

Proponente:

  1. O responsável pela apresentação da proposta deverá ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes (Currículo Lattes), atualizado até a data limite para submissão da proposta, mantendo-o atualizado durante todo o curso da bolsa.
  2. No formulário de submissão da proposta, o proponente deverá declarar para os devidos fins de direito que não possui qualquer inadimplência com o CNPq e com a Administração Pública Federal, direta ou indireta, sob pena de indeferimento da proposta.
  3. Só poderão concorrer na Linha I e implementar ou manter a bolsa Pós-Doutorado Júnior (PDJ) aqueles candidatos SEM VÍNCULO empregatício ou funcional.


Instituição de Execução do Projeto:

  1. A instituição de execução do projeto deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq (DI), devendo ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), e/ou empresa privada constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no Brasil, empresa pública ou organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
  2. A instituição de execução do projeto é aquela com a qual o proponente deve apresentar vínculo. 

 
Cronograma

  • Data limite de submissão das bolsas – 8 de dezembro de 2023
  • Período de análise e julgamento – 11 de dezembro de 2023 a 20 de março de 2024
  • Divulgação do resultado preliminar do julgamento – 21 de março de 2024
  • Prazo final para recurso – 01 de abril de 2024
  • Divulgação da decisão (DOU e página do CNPq) – 29 de abril de 2024

 

CHAMADA CNPq 32/2023 - BOLSAS NO PAÍS

Esclarecimentos e informações adicionais:
 atendimento@cnpq.br / (61) 3211-4000

 

registrado em: