Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curricularização da Extensão é tema de consulta pública

Curricularização da Extensão é tema de consulta pública

Entre os dias 10 e 30 de novembro, comunidade interna do IFMG - servidores e alunos - poderá dar suas contribuições. Todos os cursos superiores do IFMG devem ser adequados para inclusão de atividades de Extensão em seus currículos.

Até 30 de novembro está disponível para Consulta Pública a minuta que traz as diretrizes para a inclusão de ações de Extensão no currículo dos cursos superiores do IFMG, a "Curricularização da Extensão". O documento foi elaborado por uma comissão, a partir da fundamentação legal sobre o tema, e está aberto para contribuições de professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição.

O diretor de Cultura, Esportes e Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão, Flávio Puff, ressalta a importância de a comunidade se inteirar e participar, pois, "na prática, o tema envolve diretamente as atividades acadêmicas de todos cursos superiores". As contribuições obtidas durante a consulta pública serão avaliadas pela comissão para finalização do documento. "Importante destacar que a Pró-Reitoria de Ensino publicou uma Instrução Normativa que trata especificamente do registro da carga horária nos setores de Controle e Registro Acadêmico dos campi", lembra Puff.

Acesse aqui e participe da CONSULTA PÚBLICA.

O que é: A Curricularização da Extensão tem como premissa a inclusão de programas e projetos de Extensão no currículo dos cursos superiores para execução junto à comunidade externa nas regiões de atuação do Instituto. Na prática, cria-se a obrigatoriedade da realização de atividades de Extensão para todos os estudantes de graduação do IFMG.
As ações, que devem priorizar áreas de relevância social, precisam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária. Assim, será necessário que sejam feitas adequações nos Plano Pedagógico dos Cursos (PPCs) nos próximos meses, a fim de atender as exigências da nova legislação.

Saiba mais sobre a Curricularização da Extensão no IFMG.

registrado em: