Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do curso de Engenharia Civil participa de Bootcamp presencial no México
conteúdo

Notícias

Equipe do curso de Engenharia Civil participa de Bootcamp presencial no México

Entre os dias 27 de junho e 03 de julho de 2021, a equipe do curso de Engenharia Civil do IFMG Campus Santa Luzia, formada pelo Professor Daniel Augusto de Miranda e pela estudante Katy Marilym de Matos Neves, participou de um Bootcamp presencial promovido pela organização internacional sem fins lucrativos Young Water Solutions na cidade do México.

A participação da equipe no evento faz parte da premiação conquistada em setembro de 2020 na maratona de inovação intitulada "e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en América Latina y el Caribe", idealizada pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), em colaboração com parceiros, dentre eles, o Young Water Solutions. O grupo que conquistou a competição internacional, e que continua envolvido com as etapas subsequentes à sua vitória, é composto também pelo estudante de Engenharia Civil Nelson Xavier Ribeiro Neto e pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto.

O Bootcamp realizado no México teve como objetivo melhorar os modelos de negócio propostos pelas equipes no e-Hackathon, através de aulas expositivas e de sessões intensivas de retroalimentação dos mentores e dos demais participantes. As equipes também puderam explorar no Bootcamp aspectos relacionados a marketing, finanças e formação de redes de contato (networking).

Participaram do Bootcamp jovens empreendedores do Brasil, Colômbia, México, Nicarágua, Venezuela e Peru. A equipe do IFMG conclui sua participação no evento apresentando a ideia de negócio para um grupo de empresários e investidores mexicanos e estadunidenses, por meio de um pitch.

O projeto da equipe do IFMG está relacionado à implantação de sistemas alternativos para coleta e tratamento de esgoto nas Ocupações da Izidora, no Vetor Norte de Belo Horizonte, no limite com Santa Luzia.  O projeto conta com o apoio financeiro do IFMG para possibilitar o desenvolvimento e a implementação de um pré-piloto que conduzirá ao registro de uma pequena empresa (start-up) acompanhada pelo BID e pelas instituições parceiras até final do ano de 2021. A próxima etapa consiste em dar continuidade à implantação do pré-piloto fomentado pelo IFMG e desenvolver um projeto-piloto para concretização da ideia de negócio proposta.

Para mais informações sobre o projeto e sobre a vitória da equipe no e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em setembro de 2020, CLIQUE AQUI