Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esporte adaptado: inclusão e oportunidade

Esporte adaptado: inclusão e oportunidade

Exibir carrossel de imagens Convidados no auditório do Campus Santa Luzia com olhos vedados.

Convidados no auditório do Campus Santa Luzia com olhos vedados.

Alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Santa Luzia, tiveram a oportunidade de conhecer e discutir a inclusão por meio do esporte. A atividade é parte integrante da disciplina Educação Física, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Viera e tem como objetivo ampliar a discussão de temas como acessibilidade, necessidades educacionais especiais, políticas positivas, inclusão social e diversidade.

O passaporte para participar da atividade era estar com os olhos vedados, para que assim os participantes pudessem se sensibilizar com a condição de não videntes, ou seja, de cegos.

Para o professor Paulo a oportunidade tem como objetivo central proporcionar aos discentes, experiências teórico práticas visando estimular a criticidade quanto ao objeto inclusão social. Ao final desta etapa da formação acadêmica espera-se que os participantes deste projeto pedagógico, possam atuar criticamente em suas futuras áreas de conhecimento como defensores de políticas públicas que visem a inclusão das pessoas com deficiência física nos diversos espaços de convivência".

Imagem na horizontal com palestrantes Anderson e Izabela e Professor responsável pela atividade, Paulo Vieira.  Ao redor alunos do 2º ano do ensino médio integrado em Edificações.

A roda de conversa contou com a presença dos atletas deficientes visuais Anderson Coelho (provas de 800, 1500, 5000 e 10000 metros rasos) e Izabela Silva (arremesso de peso e lançamentos de dardo e disco) Anderson de Souza Coelho perdeu a visão aos 19 anos ao levar seis tiros, sendo que um deles o atingiu na cabeça, levando-o à perda da visão. Ao buscar uma instituição que trabalha com educação, reabilitação e integração de deficientes visuais, Anderson foi encaminhado para a ADEVIBEL (Associação dos Deficientes Visuais de BH) nesse local se tornou independente e conheceu o atletismo, passando a competir qualificando-se entre os três melhores corredores de pista da categoria T11 (referente a cegos totais). Em suma, os paratletas brasileiros têm se destacado no cenário internacional, conquistando importantes títulos como medalhas paralimpicas e em campeonatos mundiais. Esse é o caso de Izabela Silva Campos, depois de contrair sarampo aos 6 anos perdeu a visão. Após uma vida de exclusão social, Izabela conheceu o atletismo como forma de atividade física. Todavia, destacou-se nas provas do arremesso de peso e lançamento do disco inclusive representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, terminando na sétima colocação no arremesso. O ponto alto de sua trajetória ocorreu no Rio 2016, com a marca de 32m60, a qual levou-a ao bronze na classe F11 do lançamento do disco. Atualmente, a atleta prepara-se para Paralimpiada de Tóquio 2020.

Para finalizar o debate dos assuntos acessibilidade e inclusão, os alunos do 2º ano, divididos em grupo, realizarão um trabalho final no qual ministrarão as práticas adaptadas do xadrez, judô, bocha, Futebol de cinco e atletismo (corridas) visando ampliar as experiências nos esportes adaptados para deficientes.

Assunto(s): Esporte