Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG Santa Luzia é eleita Miss GMais Nacional

Estudante do IFMG Santa Luzia é eleita Miss GMais Nacional

prêmio é uma das categorias do concurso Miss Plus Size Nacional e foi disputado em novembro, no Rio de Janeiro.

Fernanda Castelo Branco, estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Campus Santa Luzia, foi a vencedora do prêmio Miss GMais Nacional.  A eleição ocorreu no dia 18 de novembro,  no Rio de Janeiro, durante o concurso Miss Plus Size Nacional 2023.

“Por incrível que pareça toda essa história de concurso aconteceu há cerca de 6 meses. Foi meio que do nada, porque eu não estava procurando um concurso de beleza para participar“, contou Fernanda,  Segundo ela, foi só neste ano que começou a procurar e fazer alguns cursos on-line e para conhecer o mercado da moda e como estava a questão da diversidade dentro do mundo artístico. Foi quando descobriu que se interessava muito pelo tema. “Na verdade eu sempre gostei daquilo, mas achava que não era algo possível para mim, por ser quem eu sou, pelo corpo que eu tenho. Como uma mulher gorda participaria de coisas artísticas, de mercado e moda?”

Mesmo assim, Fernanda fez contato com várias agências e, em uma delas, foi convidada para participar do concurso logo na primeira conversa. “Viram meu perfil e me acharam perfeita para o que eles precisavam. Eu decidi aceitar. Foi bem assim.  Entrei nessa de cabeça porque gosto de fazer tudo bem feito. Me dediquei ao máximo. Treinei, estudei e pesquisei para poder me destacar no concurso”, explicou a modelo, que também  foi aclamada Miss GMais Minas Gerais em setembro deste ano.

Ativismo

O Miss Plus Size Nacional celebra a diversidade, a aceitação da beleza em todas as suas formas e a importância da inclusão  para se viver em comunidade. É essa pauta que Fernanda vem abordando com mais ênfase, especialmente a partir deste ano. “Precisava reforçar essa luta, representando as mulheres fora do padrão.  É algo recente. Estou aberta para oportunidades de passar isso a outras pessoas, de continuar essa luta contra a gordofobia, contra esse estereótipo de vida e padrão de corpo perfeito, para continuarmos a ser como a gente é.”

A modelo também cita a importância do IFMG no seu crescimento pessoal e profissional, principalmente pelo ambiente de acolhimento que encontrou no Campus Santa Luzia. “É um lugar diverso e plural onde as pessoas encontram espaço para serem quem elas são. Quando estamos em um lugar que nos acolhe e que busca nos ensinar com muita qualidade, nós conseguimos aproveitar tudo isso. Eu pude me encontrar enquanto pessoa dentro daquele espaço e sair de muitas caixinhas nas quais eu me coloquei e que colocaram para mim. Poder ser quem você é é algo muito importante.”

Inspiração

Fernanda encerra contando que sua maior inspiração é inspirar outras pessoas, e a conquista desse título aumentou sua responsabilidade, especialmente com relação a tantos padrões de “beleza” impostos pela sociedade. “É uma realização perceber que fui valorizada e respeitada com o corpo que eu tenho e que cheguei ali por causa do meu corpo. Esse primeiro lugar só reforça o quanto sou capaz de alcançar os meus próprios sonhos. Posso estar e devo estar onde quero, independentemente das minhas características físicas.”

“O que eu quero passar para tantas mulheres fora do padrão, que sofrem todos os dias com o preconceito, o desrespeito e a gordofobia é que elas podem sim alcançar o que querem.  Elas são lindas como são e nosso corpo merece ser respeitado e cuidado da melhor forma possível, independente do peso ou do tamanho. Você precisa cuidar de si e se amar como você é.”

403935782_655530820061052_5960334255253298315_n.webp

registrado em: