Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESTUDANTES DE SANTA LUZIA PARTICIPARAM DO VII SIC

ESTUDANTES DE SANTA LUZIA PARTICIPARAM DO VII SIC

Exibir carrossel de imagens Estudantes e Docentes reunidos no SIC em Sabará

Estudantes e Docentes reunidos no SIC em Sabará

Entre os dias 22 e 24 de agosto, o IFMG Campus Sabará foi palco do VII Seminário de Iniciação Científica - SIC. O evento apresentou para as comunidades interna e externa os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da instituição em todos os campi do IFMG. O VII SIC reafirmou o compromisso do IFMG com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, especialmente através do incentivo à pesquisa e do oferecimento de subsídios para a formação do aluno-pesquisador.

O Campus de Santa Luzia participou com 35 estudantes em 13, dos 160 projetos apresentados.

Lucas Muratori, estudante do 3º ano do Ensino Médio, é um dos alunos que apresentou a pesquisa intitulada: “Fadxs no vale: Reescrita de contos de fadas numa perspectiva LGBT”, orientado pelo Professor Carlos Henrique Bento. O trabalho reescreve contos de fadas sob diversas perspectivas, incluindo demandas feministas e relacionadas com a diversidade sexual. O projeto contribui para o debate contemporâneo a respeito da diversidade sexual e de gênero. Para Muratori, a experiência em apresentar em outro campus foi muito gratificante por poder compartilhar o trabalho com outras pessoas, ouvir elogios, receber críticas que irão ajudar a aperfeiçoar a pesquisa. Além de sair da zona de conforto, ajudando a desenvolver minhas técnicas de apresentação.

Outro trabalho exposto no VII SIC foi “Avaliação experimental da eficiência na retenção de sedimentos sólidos, em um reservatório separador de primeiras águas da chuva”, orientado por Lineker Max Goulart Coelho e Leandro Evangelista e Gabriela Martins como bolsistas. O trabalho visa realizar sistemas caseiros para aproveitamento da água de baixo custo sem desperdício de água nos descartes iniciais e com boa eficiência na retenção de sedimentos sólidos. Assim, o cidadão pode usar a água para fins menos nobres. Para Leandro, apesar do pouco tempo de apresentação, foi uma experiência muito boa, além de poder ver os outros trabalhos do Seminário que são muito interessantes.

O Seminário de Iniciação científica é realizado anualmente e a próxima edição será realizada em Governador Valadares.