Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes propõem projeto de expansão e reforma do campus

Estudantes propõem projeto de expansão e reforma do campus

Disciplina de Projeto III do curso de Arquitetura e Urbanismo, prevê expansão do Campus Santa Luzia

Projeto III é uma disciplina do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo e foi organizada pelas professoras Roxane Mendonça e Simone Cortezão, a partir da demanda de reforma e ampliação do IFMG Campus Santa Luzia.

Durante o semestre os estudantes pesquisaram sobre a missão do IFs, história local, demandas da comunidade, assim como dados específicos de projeto. Tendo as informações levantadas, desenhadas e discutidas, a etapa seguinte foi o desenvolvimento das propostas de projetos apresentadas na exposição que aconteceu dia 21/06.

Para a dupla João Paulo de Souza Moreira e Lorena Martins Costa, inicialmente o trabalho pareceu repetitivo, pois haviam realizado o projeto de Habitação Estudantil no semestre anterior. Mas após desenvolverem estudos ligados às diferentes propostas pedagógicas, como também, diversas conformações de ambientes escolares e conhecer as demandas apresentadas pela instituição, o projeto que era visto como desinteressante tornou-se desafiador.

A dupla buscou aplicar conteúdos de disciplinas anteriores ao projeto, principalmente relacionados ao conforto térmico e ambiental. Referências externas como a utilização de bibliografias acadêmicas, cursos de aperfeiçoamento em maquete 3D e a melhora dos equipamentos de informática foram necessárias para a produção. João Paulo e Lorena destacam ainda a qualidade das orientações e a competição saudável na turma do 5º período, são fatores que contribuíram para que os projetos alcancem uma evolução considerável a cada período.

CLIQUE AQUI para visualizar o vídeo da maquete em 3D.

registrado em: