Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Santa Luzia recebe exibição e debate sobre o filme MARTE UM

IFMG Santa Luzia recebe exibição e debate sobre o filme MARTE UM

No dia 07 de dezembro, ocorreu no auditório do IFMG Campus Santa Luzia a exibição e posterior debate sobre o filme MARTE UM, longa metragem indicado ao Oscar 2023 que retrata a vida de uma família negra em Minas Gerais. O evento fez parte da III Semana Integrada da Consciência Negra do IFMG e contou com a presença de Carlos Francisco, ator do filme, e Débora Rodrigues, quilombola de Pinhões, graduada em Comunicação e doutoranda em Educação pela UFMG.

O objetivo do evento foi incentivar a valorização da produção audiovisual brasileira e fortalecer os debates sobre a importância da diversidade no interior do IFMG. Além disso, a atividade buscou favorecer o cumprimento da Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, aperfeiçoada pela Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que contribui com as ações de combate ao racismo estrutural.

O filme MARTE UM, dirigido por Gabriel Martins, se passa em Minas Gerais e conta a história de uma família preta, suas dificuldades, alegrias e esperanças. A obra possibilita ainda refletir sobre a relevância do reconhecimento e da visibilidade das produções culturais envolvendo pessoas pretas na condição de protagonistas. O longa foi premiado quatro vezes no Festival de Gramado (Melhor filme - júri popular, Prêmio especial do juri, Melhor roteiro e Melhor trilha musical), sete prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 (entre eles o Melhor longa metragem de ficção e melhor ator para Carlos Francisco) foi indicado e recebeu diversos prêmios internacionais, como o Grande Prêmio do Júri de Melhor Filme Narrativo Internacional do Outfest Los Angeles, além de ser indicado ao Oscar 2023 na categoria de melhor filme estrangeiro.

Os convidados Carlos Francisco e Débora Rodrigues compartilharam suas experiências e reflexões sobre o filme e sobre as questões étnico-raciais na sociedade brasileira. A participação do público foi intensa e repleta de emoções, dada a representativa da obra e pelo compartilhamento de experiências entre os convidados e alunos.

marteum (7).jpg

registrado em: