Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Santa Luzia anuncia cooperação acadêmica internacional com instituição de ensino francesa
conteúdo

Notícias

IFMG Campus Santa Luzia anuncia cooperação acadêmica internacional com instituição de ensino francesa

O IFMG Campus Santa Luzia e a instituição de ensino francesa CFA Agricole Public des Hauts de France firmaram no mês de setembro de 2020 um acordo cujo objetivo consiste em desenvolver um programa de intercâmbio e cooperação em todas as áreas acadêmicas oferecidas por ambas as instituições.

O programa de intercâmbio favorecerá a participação de estudantes de todos os níveis de formação, professores, pesquisadores e servidores técnico-administrativos e a colaboração em pesquisas bilaterais.

A parceria entre ambas instituições começou a ser construída durante a viagem de estudos de um grupo formado por 8 estudantes do curso superior em Gestão Hídrica e de 2 professoras do CFA Agricole ao Campus Santa Luzia em março de 2020. Na ocasião, o grupo pode participar de uma série de ações organizada por professores e estudantes do Campus Santa Luzia que envolveu mostra de projetos de pesquisa, eventos culturais em Santa Luzia e em Belo Horizonte e visitas técnicas, por exemplo, às estações de tratamento de água e de esgoto e a locais afetados pelo desastre com a barragem de Mariana (MG).

O convênio internacional consolidou-se graças às ações estratégicas da Diretoria-Geral e da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, ao apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) do IFMG e do trabalho conjunto da equipe da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de sua Comissão Permanente de Relações Internacionais, bem como da representante local da ARINTER.

A equipe de internacionalização do Campus é composta pelas professoras Denise Telles, Janaína Park, Lílian Carneiro Lucélia Radin e Paula Glória Barbosa e os professores Daniel Miranda e Harlley Torres.

De acordo com o Diretor-Geral do IFMG Campus Santa Luzia, Prof. Wemerton Luis Evangelista, “esse acordo representa o início de uma grande perspectiva do campus de conhecer outras realidades, novos métodos acadêmicos e novas técnicas que possam, na medida do possível, considerando nossa realidade e proposta institucional, contribuir ainda mais para o nosso êxito acadêmico, nas diferentes áreas de atuação do campus, ao mesmo tempo que possamos levar também o nosso nome por meio daquilo que sabemos fazer de melhor”.

Como primeiras ações relativas à cooperação internacional com o CFA Agricole Public des Hauts de France, foi publicado no dia 04 de novembro um Edital para seleção de colaborador externo da área de Letras - Língua Francesa (Edital nº 024/2020), que dará suporte às ações de internacionalização do campus por meio de um projeto de pesquisa, e outro Edital para seleção de, pelo menos, um estudante do Campus Santa Luzia para realização de ação de mobilidade internacional de curta duração na França, prevista para acontecer em maio de 2021 (Edital nº 025/2020).

Para o próximo ano, vislumbra-se também a consolidação de um programa de pesquisa bilateral que abrangerá, prioritariamente, as áreas de paisagismo e de gestão hídrica, e que deverá envolver docentes e discentes dos dois países.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE OS DOCUMENTOS:

 

registrado em: