Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Santa Luzia e Faminas BH iniciam a discussão de um projeto de suporte psicossocial para estudantes

O projeto envolverá as duas instituições, cabendo a Faminas a Coordenação Pedagógica e ao IFMG a coordenação administrativa das atividades que acontecerão nas dependências do campus

No dia 15 de fevereiro de 2024, ocorreu um encontro de grande importância entre membros representativos da Faminas BH e do IFMG Campus Santa Luzia. A reunião contou com a presença da professora Henriqueta Couto, coordenadora do curso de Psicologia da Faminas BH, do professor Wemerton Evangelista, Diretor Geral do Campus Santa Luzia e dos servidores do IFMG: Leonardo Gomes (Diretor de Ensino Substituto), Luisa Fantini (Coordenadora da Assistência Estudantil), Francine Faustino (Coordenadora do Napnee), Janaína Kiel (psicóloga), Paulo Lourenço (Assistente Social) e Lilian Bustamante (profissional de educação inclusiva).

O propósito desse encontro foi a discussão e planejamento de uma parceria estratégica entre o IFMG e a Faminas. Esta colaboração visa abordar temáticas psicossociais que impactam significativamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do IFMG.

O projeto em desenvolvimento propõe a criação de dois grupos terapêuticos, liderados por acadêmicos de psicologia da Faminas e supervisionados por docentes da psicologia. Estes grupos visam de forma coletiva desenvolver estratégias que possam proporcionar suporte emocional e psicológico aos estudantes, contribuindo assim para o seu bem-estar e desempenho acadêmico.

É importante ressaltar que o projeto terá uma estreita integração com diversos setores do IFMG, incluindo o setor pedagógico, a assistência estudantil e o Napnee, visando uma abordagem mais abrangente. No âmbito do IFMG Campus Santa Luzia, a coordenação do projeto estará vinculada à seção de assuntos estudantis sob responsabilidade do servidor Paulo Lourenço.

O diretor do Campus Santa Luzia, Wemerton Evangelista, considera que esse projeto representa um compromisso sério com o bem-estar de nossa comunidade estudantil e evidencia nossa determinação em oferecer suporte integral para que possam alcançar todo o seu potencial.

Está previsto que as atividades dos grupos terapêuticos ocorram semanalmente nos períodos da tarde e noite, garantindo assim uma ampla acessibilidade aos estudantes interessados.

Esta parceria entre o IFMG e a Faminas representa um importante avanço no apoio à saúde mental e no desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo o compromisso de ambas as instituições com a excelência acadêmica e o bem-estar da comunidade educacional.

registrado em: