Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Implantação do SUAP no IFMG tem nova etapa de capacitação

Implantação do SUAP no IFMG tem nova etapa de capacitação

Próximo treinamento envolverá servidores das áreas de Extensão, Assistência Estudantil e TI

Em implantação no IFMG desde fevereiro, o Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP será a base para a gestão dos processos de diversos setores, na Reitoria e nos campi. A ferramenta, desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e utilizada por 21 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, possibilitará a execução das atividades que envolvam as rotinas de trabalho das áreas administrativas e acadêmicas.

Dando prosseguimento às etapas que envolvem o treinamento e ambientação dos servidores com o sistema, a Diretoria de Tecnologia da Informação realizará, entre os dias 17 e 21 de setembro, mais uma fase da capacitação. Desta vez, com os servidores das áreas de Extensão, Assistência Estudantil e Tecnologia da Informação. A atividade ocorrerá no Campus Santa Luzia, conforme o seguinte cronograma:

Mantendo e Desenvolvendo Aplicações para o SUAP
17 a 21/09 - Participantes: servidores dos setores de TI dos campi e Reitoria
SUAP - Módulos Extensão e Assistência Estudantil
17/09 - 14h às 18h - Apresentação do Módulo Assistência Estudantil
18/09 - 8h30 às 12h30 - Acessando o ambiente e esclarecimento de dúvidas
             13h30 às 17h30 - Apresentação do Módulo Extensão

19/09 - 8h30 às 17h30 - Acessando o ambiente do módulo

20/09 - 8h30 às 12h30 - Esclarecimento de dúvidas

Sobre o SUAP

O SUAP foi desenvolvido na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. No IFMG, haverá módulos específicos para as áreas de Pesquisa, Gestão e Pessoas, Extensão, Assistência Estudantil, Desenvolvimento Institucional e Administração.

Economia de recursos

Desenvolvido em código aberto pelo IFRN, foi disponibilizado gratuitamente às instituições da Rede Federal que optaram pela implementação da plataforma. A estimativa é que o IFMG economize R$ 700 mil por ano com a sua adoção. O SUAP funcionará como uma ferramenta online capaz de gerir processos administrativos e acadêmicos, padronizando procedimentos, atualizando dados em tempo real, aprimorando e adaptando métodos de trabalho.

Otimização dos processos

O sistema otimiza os trâmites e torna a gestão mais eficiente. Além disso, foi pensado para atender às complexas demandas dos processos administrativos e educacionais dos Institutos Federais. Possui interface intuitiva com a qual o servidor vai se identificar, uma vez que a linguagem utilizada é a mesma dos processos internos do IFMG.

A base de dados do SUAP está integrada a outros sistemas como o SiapeNet, de onde são retiradas as informações funcionais dos servidores. Os dados acadêmicos dos estudantes são extraídos de outras plataformas e reunidos no SUAP, possibilitando eficiência no aproveitamento das informações. É um software que dá autonomia ao IFMG para modificações, conforme a necessidade institucional.

Implantação

Em maio, o IFMG iniciou o processo de instalação do Suap, etapa que marcou o lançamento do projeto. A implementação ocorrerá de forma gradual, por módulos, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. Os servidores das áreas de Pesquisa e Gestão de Pessoas já receberam treinamento, nos meses de junho e julho. Acesse a página do SUAP e veja todas as informações a respeito da implantação no IFMG.

Outras informações está disponíveis na página do SUAP - clique e acesse!