Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Implantação do SUAP no IFMG tem nova etapa de capacitação
conteúdo

Notícias

Implantação do SUAP no IFMG tem nova etapa de capacitação

Próximo treinamento envolverá servidores das áreas de Extensão, Assistência Estudantil e TI

Em implantação no IFMG desde fevereiro, o Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP será a base para a gestão dos processos de diversos setores, na Reitoria e nos campi. A ferramenta, desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e utilizada por 21 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, possibilitará a execução das atividades que envolvam as rotinas de trabalho das áreas administrativas e acadêmicas.

Dando prosseguimento às etapas que envolvem o treinamento e ambientação dos servidores com o sistema, a Diretoria de Tecnologia da Informação realizará, entre os dias 17 e 21 de setembro, mais uma fase da capacitação. Desta vez, com os servidores das áreas de Extensão, Assistência Estudantil e Tecnologia da Informação. A atividade ocorrerá no Campus Santa Luzia, conforme o seguinte cronograma:

Mantendo e Desenvolvendo Aplicações para o SUAP
17 a 21/09 - Participantes: servidores dos setores de TI dos campi e Reitoria
SUAP - Módulos Extensão e Assistência Estudantil
17/09 - 14h às 18h - Apresentação do Módulo Assistência Estudantil
18/09 - 8h30 às 12h30 - Acessando o ambiente e esclarecimento de dúvidas
             13h30 às 17h30 - Apresentação do Módulo Extensão   

19/09 - 8h30 às 17h30 - Acessando o ambiente do módulo

20/09 - 8h30 às 12h30 - Esclarecimento de dúvidas

Sobre o SUAP

O SUAP foi desenvolvido na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. No IFMG, haverá módulos específicos para as áreas de Pesquisa, Gestão e Pessoas, Extensão, Assistência Estudantil, Desenvolvimento Institucional e Administração.

Economia de recursos

Desenvolvido em código aberto pelo IFRN, foi disponibilizado gratuitamente às instituições da Rede Federal que optaram pela implementação da plataforma. A estimativa é que o IFMG economize R$ 700 mil por ano com a sua adoção. O SUAP funcionará como uma ferramenta online capaz de gerir processos administrativos e acadêmicos, padronizando procedimentos, atualizando dados em tempo real, aprimorando e adaptando métodos de trabalho.

Otimização dos processos

O sistema otimiza os trâmites e torna a gestão mais eficiente. Além disso, foi pensado para atender às complexas demandas dos processos administrativos e educacionais dos Institutos Federais. Possui interface intuitiva com a qual o servidor vai se identificar, uma vez que a linguagem utilizada é a mesma dos processos internos do IFMG.

A base de dados do SUAP está integrada a outros sistemas como o SiapeNet, de onde são retiradas as informações funcionais dos servidores. Os dados acadêmicos dos estudantes são extraídos de outras plataformas e reunidos no SUAP, possibilitando eficiência no aproveitamento das informações. É um software que dá autonomia ao IFMG para modificações, conforme a necessidade institucional.

Implantação

Em maio, o IFMG iniciou o processo de instalação do Suap, etapa que marcou o lançamento do projeto. A implementação ocorrerá de forma gradual, por módulos, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. Os servidores das áreas de Pesquisa e Gestão de Pessoas já receberam treinamento, nos meses de junho e julho. Acesse a página do SUAP e veja todas as informações a respeito da implantação no IFMG.

Outras informações está disponíveis na página do SUAP - clique e acesse!