Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX Seminário de Iniciação Científica abre prazo para submissão de trabalhos

IX Seminário de Iniciação Científica abre prazo para submissão de trabalhos

Evento vai ocorrer entre os dias 7 e 9 de julho, de maneira on-line, como parte integrante do "Planeta IFMG". Trabalhos podem ser enviados até 20 de junho.

Entre os dias 7 e 9 de julho, o Instituto vai promover o IX Seminário de Iniciação Científica, parte integrante do evento “Planeta IFMG”. Com formato 100% virtual, o SIC tem como objetivo apresentar para as comunidades interna e externa os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da Instituição.

Trata-se de um espaço para a promoção de discussões em torno da relação Ensino, Pesquisa e Extensão, com projetos desde o ensino médio até a pós-graduação. Durante o evento, serão selecionados os melhores trabalhos de Iniciação Científica, por área de conhecimento.

A programação, ainda em fase de finalização, vai incluir palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação das pesquisas, além de espaços de convivência para viabilizar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e alunos.

Abaixo, informações sobre as normas de publicação de trabalhos. O detalhamento pode ser encontrado no site do evento: https://www2.ifmg.edu.br/sic/inicio/normas-para-publicacao

Submissão de trabalhos

A submissão dos trabalhos de pesquisa no SIC é obrigatória para alunos do IFMG que são bolsistas. Os textos devem ser encaminhados até o dia 20 de junho, em endereço que será disponibilizado em breve, e precisa estar de acordo com o MODELO DE RESUMO. Entre as informações necessárias, estão dados gerais, resumo em português, citações e referências.

Mostra de painéis

Os trabalhos do IX SIC serão apresentados na página do evento no formato de apresentação de slides. Os autores deverão criar um arquivo de apresentação, conforme modelo a ser disponibilizado no site (clique aqui). As apresentações também precisam ser enviadas até o dia 20 de junho.

Apresentação oral

Os trabalhos dessa modalidade serão indicados pelo comitê avaliador.

Sobre o SIC

Devido à pandemia do Covid-19, o ano de 2020 foi desafiador para toda a comunidade acadêmica do IFMG, inviabilizando a realização do IX Seminário de Iniciação Científica no Campus Ouro Branco, como inicialmente proposto. Em função da permanência da situação de emergência sanitária, o SIC em 2021 ocorrerá de modo on-line, dentro do evento “Planeta IFMG”, no ecossistema “Ciência e Tecnologia”.

As edições anteriores do SIC foram realizadas nos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista.

O SIC revela o grau de envolvimento da comunidade acadêmica com a pesquisa e colabora para que seja alcançado um dos objetivos estratégicos do PDI 2019-2023, que é “Tornar o IFMG referência regional em pesquisa”. A publicação dos trabalhos em anais pretende ser um importante veículo de divulgação do desenvolvimento científico do país. Espera-se que, além de oferecer um registro para a história institucional, a publicação eletrônica possa auxiliar no intercâmbio entre pessoas e atividades, pelas informações que contém.

Informações:

registrado em: