Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live aborda vivência LGBTQIA+ no espaço escolar no IFMG Play

Live aborda vivência LGBTQIA+ no espaço escolar no IFMG Play

A LGBTfobia aparece como um dos aspectos que contribuem para a evasão de jovens no ambiente escolar. Essa triste realidade surge nas pesquisas da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil como um dos fatores determinantes para que as pessoas trans abandonem o Ensino Médio entre os 14 e os 18 anos.

Tal qual está previsto no artigo 2025 da Constituição, o IFMG compreende educação como um direito de todos e que por isso deve ser desenvolvida de modo que vise o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

De acordo com com o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Bento, “O espaço escolar deve ser um ambiente de aprendizado plural, democrático e, principalmente, de respeito às diversidades”, disse ele.

Com o tema “A vivência LGBT no âmbito escolar: preconceito e discriminação versus direito à educação e cidadania”, o IFMG promove  live no próximo dia 01 de julho (quinta-feira), às 14h, no YouTube, pelo canal IFMG Play.

O bate-papo terá a participação de Luiz Carlos Garcia (professor do Campus Ribeirão das Neves), Iara Félix Viana (Assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica do estado de Minas Gerais), Gilberth Santos (Coordenador do Núcleo de Apoio ao Educando do Campus Ribeirão das Neves) e do estudante do Campus Governador Valadares, Mac Wallace, sendo mediado pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Bento e pelo diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço.

Segundo o Diretor de Assuntos Estudantis, a live pretende subsidiar o debate sobre como a educação se apresenta como um espaço de construção de novas formas de sociabilidade e de defesa do respeito às diversidades no espaço escolar.

PLANETA IFMG

No dia 08 de julho, durante o Planeta IFMG, a comunidade acadêmica poderá participar também de duas atividades que darão continuidade às discussões sobre a temática. Na parte da manhã, às 10h15, acontece a mesa-redonda "Experiências Pedagógicas relacionadas a temas das diversidade" com o tema "A Teoria Queer e o ensino de Arte: resistência e ética das minorias", sendo ministrada pelo Prof. Doutor Tiago Cruvinel, do Campus Betim. Durante o turno vespertino, às 14h, a mesa-redonda 2 recebe os coletivos do IFMG que realizam discussões sobre o tema diversidade.

Inscreva-se gratuitamente e confira a programação do Planeta IFMG

registrado em: