Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina de tinta de terra e pintura de mural

Oficina de tinta de terra e pintura de mural

Neste sábado, dia 04/12, em meio à programação da Jornada da Ciência e Tecnologia 2022, os estudantes do segundo período do Curso de Design de Interiores iniciaram a confecção de um mural com tintas de terra, no campus Santa Luzia. O professor da disciplina Plástica Tales Bedeschi Faria, organizou um concurso, no qual os estudantes elaboraram 17 desenhos para o mural. A comunidade acadêmica (servidores e estudantes do campus), assim como a comunidade externa (familiares, amigos, moradores locais) votaram e escolheram um dos desenhos. Foram 342 votos. De autoria de Gabrielle Vanda da Silva, a arte do novo mural do campus Santa Luzia é uma dança entre formas abstratas e folhas, plantas, ramos e cipós. Como em uma cena de um pôr-do-sol onírico, todos os elementos trazem cores quentes, tons terrosos, de acordo com a proposta do concurso: o mural será feito com tintas de terra, fabricadas pelos próprios estudantes.

O mural com tinta de terra é o desfecho de uma série de pinturas realizadas pelos estudantes, em torno de um estudo prático sobre as teorias das cores (formação das cores, combinações, simbologia, harmonia cromática etc.). Agora, a realização de uma pintura muito maior (um mural de 2mx15m, aproximadamente) se conecta a uma prática relacionada ao Design de Interiores, que tem sido abraçada pelo mercado. O trabalho com tinta de terra é visto como uma alternativa que traz questões políticas, estéticas e ambientais de relevância. Dessa forma, o manejo da tinta e sua aplicação, traz autonomia e experiência ao profissional do Design de Interiores em formação, conseguindo direcionar melhor o profissional da pintura contratado para este trabalho, ou, em alguns casos, não prescindindo deste profissional.

registrado em: