Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Astronomia do IFMG adquire planetário móvel

Programa de Astronomia do IFMG adquire planetário móvel

Campus Betim foi o primeiro a receber a estrutura itinerante, fruto de projeto da Pró-reitoria de Extensão. Nos próximos dias, os campi Ribeirão das Neves e Itabirito terão a oportunidade de conhecer o planetário.

O filósofo grego Platão já dizia: “A Astronomia obriga a nossa alma a olhar para cima e a levar-nos do nosso mundo para outro”. E, investindo nessa ‘jornada galáctica’, o IFMG adquiriu 14 telescópios e um planetário móvel que irá percorrer os campi exibindo documentários e observações simuladas de movimentos celestes, planetas, luas e estrelas. A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) por meio do Programa Institucional de Astronomia, promovendo a divulgação científica da astronomia para estudantes, professores e comunidade externa.

Em 2022, o IFMG investiu R$58 mil na aquisição de 14 telescópios da marca Celestron, modelo Powerseeker 127EQ, que foram entregues aos campi Arcos, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ibirité, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista, unidades que ainda não possuíam o aparelho.

Com uma abertura de 127 milímetros, duas lentes oculares, uma luneta localizadora e uma lente Barlow 3x, é possível, dependendo da noite e do local de observação, visualizar planetas como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, além de estrelas, aglomerados (grupos de estrelas de mesma composição química e idade) e nebulosas (nuvens encontradas no espaço interestelar formada por poeira cósmica e gases).

A viabilização do equipamento - via Edital 003/2021 -  é parte das ações de fluxo contínuo da Proex no apoio das ações de extensão. “Agora, em todos os nossos campi há pelo menos um telescópio que pode ser utilizado em projetos de ensino, pesquisa e extensão”, disse o diretor de Programas e Projetos de Extensão do IFMG, Nilton Vieira Junior.

A grande novidade deste ano é o planetário móvel, uma instalação com capacidade para 40 pessoas por sessão e que mede aproximadamente 6m de diâmetro e 3,5m de altura. Nesta primeira etapa, o planetário irá percorrer todos os campi do IFMG para que servidores e estudantes possam conhecer o projeto e, caso tenham interesse, também integrem a equipe. Após isso, o planetário ficará mais tempo alocado em um campus, promovendo oficinas, sessões comentadas e aulas.

O primeiro a receber o planetário foi o Campus Betim nos dias 7 e 8 de março. E o projeto já tem uma agenda itinerante definida para os próximos dias: 14 de março, no Campus Ribeirão das Neves, e 16 de março, no Campus Itabirito. As próximas datas serão divulgadas no perfil do Instagram @maisifmg.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, a receptividade do público com o planetário superou as expectativas. “Recebemos muitas mensagens pedindo que o planetário fosse levado a outras escolas e aberto ao público em geral. Esse feedback nos deixou muito felizes. Nossa ideia é adquirir ainda este ano mais três planetários e distribuí-los nas quatro regiões onde o IFMG tem campus. Futuramente, um dos objetivos é montá-lo em espaços públicos, como praças, feiras científicas e shoppings, despertando o interesse da população em temas científicos”, disse o pró-reitor ao ressaltar que todos os professores de Física da instituição estão envolvidos no projeto.

Sobre o Programa Institucional de Astronomia

Coordenado pelo professor de Física Bruno Gonçalves, do Campus Itabirito, o Programa Institucional de Astronomia é uma ação integradora de extensão multicampi que envolve um grupo de 26 professores de todos os 18 campi do IFMG. Dentre os objetivos estão: o intercâmbio entre estudantes e professores, o desenvolvimento de pesquisas sobre a aprendizagem de ciências, sobretudo da Física, Matemática e Astronomia, além da possibilidade de formação continuada em Astronomia para os professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio), na disseminação dos conceitos de Astronomia e suas aplicações.

registrado em: