Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto MAPAS é premiado no 4º Prêmio INOVAINFRA em São Paulo

Projeto MAPAS é premiado no 4º Prêmio INOVAINFRA em São Paulo

Na terça-feira, 18 de abril de 2023, o Projeto MAPAS - Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis - foi premiado com o 4º Prêmio INOVAINFRA em São Paulo. O prêmio, promovido pela revista O Engenheiro, tem como objetivo destacar projetos inovadores desenvolvidos e aplicados em obras de engenharia por empresas ou ativos de concessionárias, reconhecendo os esforços do MAPAS em aprimorar a logística ferroviária de forma sustentável. O Projeto MAPAS é resultado da Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPD&I) entre a VLI Multimodal S.A, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O bolsista pesquisador Tiago Nogueira, da UFMG, junto da equipe de Proteção ao Negócio e ESG da VLI S.A., compostos pelos profissionais Armando Profeta, Maria Clara Fernandes e Jonatas Freitas foram os representantes para apresentação do Projeto na cerimônia de recebimento do prêmio.

Com coordenação geral da Profª. Dra. Natacha Rena (UFMG), cocoordenação da Prof.ª Dra. Ana Isabel de Sá (IFMG Campus Santa Luzia) e uma equipe acadêmica participante de quase 30 membros, incluindo professores e estudantes de doutorado, mestrado e graduação da Escola de Arquitetura, do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, e do curso de arquitetura do IFMG, a iniciativa desenvolve soluções inovadoras frente a histórica ocorrência de ocupações irregulares de risco nas faixas de domínio ferroviária operadas pela concessionária de transportes de cargas. Para isso, estão sendo elaboradas soluções de gestão e de ocupação territorial para a redução da insegurança operacional às pessoas, dos riscos aos ativos e às cargas, melhorando o uso as áreas residuais das faixas de domínio das linhas férreas e preservando os valores sociais, ambientais e econômicos compartilhados pelo território e seus atores. A metodologia desenvolvida pelo projeto advém da integração entre o mapeamento e o tratamento de dados territoriais, a análise e a produção de prognósticos, o desenvolvimento de propostas de intervenção e a elaboração de um catálogo de soluções territoriais generalizáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tudo isso contemplado com a criação de uma Plataforma Digital.

A experiência da premiação, além de um recurso de gratificação e orientação da qualidade das atividades desenvolvidas, é um espaço rico em oportunidades de reafirmação da importância do estabelecimento de PPD&I's e trocas de experiências. Como relatado por Tiago: “É muito satisfatório ver que o potencial do projeto desenvolvido (MAPAS) está diretamente relacionado ao envolvimento da Universidade. As trocas que foram realizadas com os demais projetos premiados, além de enriquecedoras, possibilitaram destacar o grau de sensibilidade nas esferas sociais, ambientais e econômicas promovidas pelo Projeto Mapas. Nisso, volto a reafirmar, crédito da forte participação da UFMG e IFMG.”

registrado em: