Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto MAPAS recebe 1° lugar da Premiação de Boas Práticas Urbanas

Projeto MAPAS recebe 1° lugar da Premiação de Boas Práticas Urbanas

O Projeto MAPAS - Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis recebeu, em dezembro, o 1° lugar na segunda edição da Premiação de Boas Práticas Urbanas, iniciativa promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG). O Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPD&I) é uma parceria entre VLI Logística, UFMG e IFMG Campus Santa Luzia.

O Projeto MAPAS compartilha mais uma vez o reconhecimento de suas atividades e da parceria desenvolvida, agora por meio da sua seleção, divulgada no dia 6 de dezembro, na Premiação IAB 2023, iniciativa promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Sendo vencedor da categoria "Cultura Arquitetônica" na etapa estadual, o projeto participa agora, no mês de janeiro, da seletiva nacional, a qual reunirá projetos de todas as unidades do Instituto pelo Brasil.
Na categoria pela qual o projeto foi premiado - “Cultura Arquitetônica” - foram avaliadas várias formas de produção relacionadas à Arquitetura e ao Urbanismo, com ênfase no impacto técnico e científico sobre os processos sociais, econômicos, culturais e ambientais. Nesse sentido, a equipe MAPAS celebra seu valor enquanto iniciativa de inovação social e parceria, integrando universidade e empresa, de forma pioneira na conciliação do aprimoramento técnico da gestão e das relação com as comunidades locais em consonância com conexões que geram valor nas escalas de ações sustentáveis e de inovação tecnológica.

Com coordenação geral da Profª. Dra. Natacha Rena (UFMG), co-coordenação da Prof.ª Dra. Ana Isabel Sá (IFMG) e uma equipe acadêmica participante de quase 30 membros, incluindo professores e estudantes de doutorado, mestrado e graduação da Escola de Arquitetura, do Departamento de Ciências da Computação da UFMG e do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFMG Campus Santa Luzia, o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPD&I), desde o primeiro semestre de 2022, desenvolve soluções inovadoras nas faixas de domínio ferroviária operadas pela concessionária de transportes de cargas VLI Logística.Para isso, estão sendo elaboradas soluções de gestão e de ocupação territorial para a redução da insegurança operacional às pessoas, dos riscos aos ativos e às cargas, melhorando o uso das áreas residuais das faixas de domínio das linhas férreas e preservando os valores sociais, ambientais e econômicos compartilhados pelo território e seus atores

CONHEÇA O PROJETO MAPAS

projeto_mapas