Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto populariza práticas experimentais de ciências para comunidade local

Projeto populariza práticas experimentais de ciências para comunidade local

O projeto de Extensão: “Popularizar práticas experimentais de ciência para estudantes da comunidade próxima ao IFMG campus Santa Luzia”, tem como objetivo levar práticas experimentais de ciências às escolas no entorno do Campus.

Atualmente o projeto conta com 2 bolsistas, sendo estudantes do 2º ano do ensino médio - Júlia Ribeiro Loures e João Victor Neves, com orientação da Técnica em Laboratório, Helane Morais e a Professora de Física Mariana Prado.

Neste mês de julho, a intervenção pedagógica ocorreu na Escola Municipal Marina Viana, no bairro Londrina, com estudantes do 5° ano do ensino fundamental I. Ao todo 23 alunos/as, de turmas consideradas com dificuldade de aprendizagem, investigaram o mundo dos seres vivos microscópios do planeta terra.

O tema vai de encontro com a abordagem de temas trabalhadas pela professora regente da turma, Renata Salvador, durante a semana do meio ambiente.

A atividade foi dividida nas etapas:

• Construir um microscópio utilizando o celular;
  • Monitoramento do crescimento de fungos e bactérias utilizando placas de petri e meio de cultura a base de gelatina incolor mais substrato;
  • Demonstração de hifas utilizando modelo (balas de jujuba);
  • Exposição de pão, cogumelos, frutas em processo de decomposição;
  • Aplicação de questionário de sondagem para os alunos, direcionado para o experimento.
  • Aplicação de questionário para o professor e supervisão

Para João Victor, bolsista do projeto, a experiência trouxe oportunidade de amadurecimento, pois há leituras de artigos e realização de experimentos para levar à escola. Outro fator impactante para o aluno foi poder usar os equipamentos do laboratório de química/física, pois isso traz uma dimensão maior durante o uso dos microscópios. Para João, levar conhecimento para sala de aula exige estudo e preparo prévio. E mesmo com o acúmulo de disciplinas do 2º ano, as orientadoras do projeto são parceiras no processo de ensino aprendizagem.

Helane Morais, técnica em laboratório do campus Santa Luzia, vê o trabalho dos bolsistas juntamente com os alunos as escolas ao redor do campus, muito positivo, pois a proximidade de idade, facilita a interlocução com o público alvo. A técnica conta ainda que estudantes das escolas têm há interesse no aprendizado, mas há resistência e que este projeto vem ampliar o acesso de conhecimento das crianças, além de cumprir a missão do IFMG com projetos de extensão.

A próxima etapa do projeto será em agosto e pretende levar a oportunidade à outras escolas do entorno.

registrado em: