Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicação de alunos do Campus Santa Luzia aponta soluções para problemas urbanos
conteúdo

Notícias

Publicação de alunos do Campus Santa Luzia aponta soluções para problemas urbanos

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo produziram "Caderno de Soluções" com o objetivo de promover reflexões acerca de questões relevantes para a cidade. O "Cosmopolita" está disponível online.

Você já parou para pensar em quantos problemas o crescimento urbano desordenado pode causar? Os alunos de Arquitetura e Urbanismo do IFMG - Campus Santa Luzia, Brenda Souza e Francisco Almeida, não só pensaram, como desenvolveram uma publicação que apresenta soluções para diversas questões problemáticas identificadas em conglomerados urbanos. O caderno de soluções "Cosmopolita" foi resultado de um desafio proposto pela professora Raquel Julião. 

A docente, que leciona no curso a disciplina "Extensiva 2", discutiu com os alunos problemas socioambientais diretamente ligados a qualquer estrutura urbana, como o tratamento de esgoto e a disposição de resíduos sólidos. A partir dessa proposta, o trabalho dos dois estudantes, que gerou a publicação, promove uma reflexão a respeito dos desafios contemporâneos relacionados ao urbanismo e ainda apresenta algumas soluções possíveis. 

Segundo Raquel Julião, "Brenda e Francisco concentraram-se em pesquisas de técnicas e abordagens funcionais que possam ser reproduzidas a fim de solucionar problemas ou minimizar efeitos colaterais negativos decorrentes das intervenções no território, principalmente em centros urbanos". Ainda de acordo com a professora, a "Cosmopolita" é uma ferramenta informativa, ilustrada e destinada a "intervencionistas da cidade".  

Clique aqui e confira a "Cosmopolita", publicação dos estudantes, na íntegra. 

registrado em: