Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção de Bolsistas

Seleção de Bolsistas

Seleção de Bolsista para projeto de Extensão

Projeto: Popularizar práticas experimentais de ciências para estudantes da comunidade em torno do IFMG campus Santa Luzia

Orientadora: Helane Lúcia Oliveira de Morais

Vaga: 2 bolsas de iniciação científica - PIBEX-JR - Cursando ensino médio

Duração: 10 meses – abril/ 2018 a janeiro/2019

Requisitos: Ser aluno regularmente matriculado e frequente nos cursos de ensino médio do IFMG Santa Luzia, a partir do segundo ano. Não apresentar vínculo empregatício.

Seleção: enviar e-mail para helane.morais@ifmg.edu.br até dia 03/04 para agendamento de entrevista. Apresentar no dia agendado histórico escolar e currículo.

Obs: O histórico escolar pode ser gerado pelo aluno no sistema escolar             .

Resumo do projeto: O projeto tem como finalidade dar continuidade ao trabalho iniciado em julho de 2017, cujo objetivo é aproximar alunos, professores e gestores das escolas públicas estaduais e municipais de Santa Luzia ao campus do IFMG através do ensino de ciências. Ensinar por meio de projetos pode despertar o interesse dos alunos e possibilitar o desenvolvimento de habilidades relacionadas à experimentação. A pouca adesão de professores da rede pública de Santa Luzia para a realização de aulas práticas, principalmente devido a carência na infraestrutura das escolas e o desconhecimento da existência do IFMG na região, foi um resultado levantando por este projeto. Diante desta realidade escolar pretende-se propiciar aos alunos e professores a vivencia real da experimentação científica. Para tal, será dado continuidade na intervenção nas escolas disponibilizando equipamentos laboratoriais e preparação de atividades experimentais juntamente com os docentes parceiros do projeto. As atividades e seus impactos serão registradas por meio de vídeos, fotos e aplicação de questionários. Será feito também divulgação das atividades em plataforma da internet com a criação de uma página em rede social (Facebook), O projeto poderá também contribuir em eventos realizados pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia, como já aconteceu em 2017.