Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente em 2018

Semana do Meio Ambiente em 2018

5ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Entre os dias 04 e 08 de junho de 2018, aconteceu a 5ª Semana do Meio Ambiente do IFMG campus Santa Luzia. Nessa edição, foi mantida a tradição de ofertar uma programação gratuita e diversificada, com palestras, rodas de conversa, oficinas e sessões de cinema.

As atividades, ocorridas em diversos espaços da escola, foram conduzidas por servidores do campus, alunos e ex-alunos, além de profissionais externos como o Engenheiro Agrônomo Elvis Adriano Braga, responsável pela palestra “Novo Código Florestal Mineiro Aplicado ao Território do Município de Santa Luzia”, que aconteceu na quinta à noite.

Para o aluno João Pedro Fonseca Venuto, do ensino médio Integrado em Edificações, o momento mais marcante foi a palestra “obsolescência programada”, que apresentou o quanto os produtos são descartáveis, trazendo a reflexão do alto consumo existente em nossa sociedade. O aluno viu esse documentário e a discussão como pertinentes à Semana do Meio Ambiente.

Talita Samira, aluna do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, apreciou o minicurso de “Georreferenciamento aplicado ao planejamento e à gestão urbana e ambiental”, ministrado pelo Professor Leandro Aguiar. Para a aluna a semana foi bem diferente das anteriores que contava com parte prática e com produções dos alunos de todo o campus.

Houve momentos práticos, como a oficina de produção do tradicional biju Xakriabá, ministrada pelo alunos do curso de Arquitetura Fernanda Borges, Mauro Assunção Júnior e Raissa Farias na quinta à tarde.

Um dos pontos altos da programação foi a “Quarta Chamada Pública: Seminário de Parques Urbanos e Mobilização Popular”, que trouxe à comunidade experiências de mobilizações populares para a preservação de matas urbanas e criação de parques públicos. O evento ocorreu na quarta-feira de 14h às 19h.

Para a Comissão de Eventos designada para essa  saldo foi positivo, pois mesmo com as dificuldades enfrentadas após a greve dos caminhoneiros, conseguimos ofertar uma programação considerável, contando com ajuda sempre bem-vinda de estudantes e servidores.

A Semana ocorre anualmente no campus Santa Luzia, em período próximo ao dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

registrado em: