Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita Técnica à Catedral Cristo Rei

Visita Técnica à Catedral Cristo Rei

“A visita técnica é a sala de aula fora da caixinha, sendo uma ótima forma de melhorar e ampliar o conhecimento, onde vemos na prática o conhecimento já adquirido." Marina Ramos, estudante de Arquitetura e Urbanismo.

Nos dias 21 e 22 de junho, estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, visitaram a obra da Catedral Cristo Rei, uma moderna e ousada construção projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Localizada na região norte da capital mineira a obra, considerada um marco para Belo Horizonte e região metropolitana, é administrada e executada pela MITRA Arquidiocesana de Belo Horizonte (representante jurídica da Igreja Católica).

Durante os dois dias de visita, os/as 75 alunos/as acompanharam duas etapas: a primeira com uma exposição – através de palestra, onde os/as estudantes puderam perceber como surgiu e qual a finalidade da obra, conhecendo os projetos, vídeos e fotos, com o passo a passo da estrutura construída.

A segunda etapa foi a visita ao Canteiro de Obras, onde foi possível verificar diversas tecnologias vistas em sala de aula, principalmente as estruturas não-convencionais, que é o diferencial da Catedral. Embora há prédios com estruturas convencionais e menos complexas, ainda sim foi espaço de aprendizagem, por se tratar da dimensão da obra que utiliza recursos atualizados. A visita foi acompanhada por 2 engenheiros da obra que atenderam prontamente ás dúvidas de estudantes presentes.

Para o professor e idealizador da atividade, Wanderson Machado, a atividade interdisciplinar extraclasse como a visita técnica traz motivações aos estudantes para o exercício futuro da profissão em suas áreas de interesse e a buscarem sempre mais conhecimento (seja Arquiteto ou Engenheiro). “A visita na obra da Catedral ocorreu dentro de todas as expectativas programadas e os alunos aproveitaram com afinco a atividade. O contato com o canteiro de obras e o modo como os problemas que surgem são resolvidos é muito válido para posterior experiência no campo de trabalho dos alunos", relatou o professor.

Para Alexander Fuccio, aluno da Engenharia Civil, a visita à Catedral Cristo Rei foi bastante produtiva. O aluno ressalta que foi possível perceber várias etapas do processo da Construção Civil como o projeto, o planejamento, o orçamento, a fundação e a construção em si. A questão de segurança também foi verificada, com a colocação de guarda-corpo em vãos e passarelas, uso de capacete (EPI) e avisos muito bem sinalizados, principalmente o mapa de risco. Para Alexandre, foi a melhor visita técnica! “Parabéns aos organizadores”, diz o estudante.

Já para estudantes do 7º período de Arquitetura e Urbanismo, esse tipo de atividade complementar visa conectar os conhecimentos técnicos da vida acadêmica com a prática da vida profissional. Essa experiência é de extrema importância, pois durante a visita, podemos analisar o funcionamento de um canteiro de obras, a dinâmica de gestão de um grande empreendimento, além das técnicas construtivas que são vistas em sala de aula, facilitando a compreensão dos assuntos abordados com frequência. “Vivências como essa são de extrema importância para nosso crescimento acadêmico e profissional. A visita nos permitiu visualizar melhor o funcionamento, o processo de construção, obstáculos e como são solucionados em uma obra de grande escala com tantas peculiaridades como é a Catedral Cristo Rei. Momentos assim, ainda raros na nossa instituição, devem estar cada vez mais aliados a atividades institucionais", afirmam os estudantes.

Para o Professor Lineker Goulart, visitar a obra da Catedral Cristo Rei foi uma oportunidade única para os/as alunos/as de Arquitetura e de Engenharia Civil acompanharem um canteiro de obras que envolve soluções construtivas particulares e desafiadoras aos executores. Além da arquitetura ímpar, a edificação em questão apresenta um projeto estrutural, geotécnico e hidráulico avançado, permitindo aos alunos acompanhar de perto uma importante obra da Região Metropolitana de Belo Horizonte."