Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita Técnica na Obra da Catedral Cristo Rei

Visita Técnica na Obra da Catedral Cristo Rei

No dia 04 de Outubro de 2019, 70 estudantes das duas turmas do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações realizaram a visita técnica na Obra de Construção da Catedral Cristo Rei (Em frente ao Shopping Estação). Obra que se caracteriza por uma arquitetura complexa e a última do Arquiteto Oscar Niemeyer. A execução da construção é realizada pela MITRA Arquidiocesana de Belo Horizonte (representante jurídica da Igreja Católica), por meio de contratação de funcionários qualificados.

A Visita Técnica foi realizada em 2 momentos: sendo o primeiro com a apresentação no espaço destinado a palestras, onde os estudantes puderam ver como surgiu e qual a finalidade da obra. Os estudantes tiveram acesso aos projetos e assistiram ao vídeo da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, além de fotos mostrando o desenvolvimento da execução da obra até o momento, com o objetivo de se constatar no canteiro de obras os elementos já executados. O segundo momento foi a visita ao Canteiro de Obras, onde pôde-se verificar diversas tecnologias vistas, pelos futuros técnicos em edificações, em sala, principalmente por se tratar de uma obra com estruturas não convencionais como é o caso da Catedral. Os demais prédios, mesmo sendo uma obra convencional, destaca-se pela grandiosidade, além de novas tecnologias.

A visita foi acompanhada pelos Engenheiros da obra Marcos e Felipe, e pelos professores do curso técnico em edificações do Campus de Santa Luzia: Ana Carolina, Leandro Duque, Neilson Silva e Wanderson Machado.

Para a estudante Débora Alves, fazer essa visita técnica foi muito importante para que o conteúdo visto em sala, de forma teórica, pudesse ser percebido na prática. Ver os tipos de materiais, como são incorporados, os tipos de carregamentos aplicados nas estruturas, os sistemas estruturais em si, foi incrível. Assim como a experiência de se sentir um técnico em edificações, lembrou a estudante.

O professor Wanderson, acredita que uma atividade extraclasse como visita técnica traz motivações para os alunos, pois acabam vendo na prática, muitas vezes aquilo que só é visto muitas vezes na teoria, e isso é importante para o exercício futuro da profissão como Técnicos em Edificações, ou mesmo na busca por uma definição do curso superior a ser feito. A visita na obra da Catedral ocorreu dentro de todas as expectativas programadas, tendo os alunos ficado bem empolgados. Como dito, foi um momento bem enriquecedor no sentido de levar o aluno a uma experiência prática, ou seja, ao contato com o canteiro de obras e ao modo como problemas que surgem ao longo das construções são resolvidos, sendo muito válido para posterior experiência no campo de trabalho."