Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita Técnica no Quilombo de Pinhões e Centro Histórico
conteúdo

Notícias

Visita Técnica no Quilombo de Pinhões e Centro Histórico

VISITA TÉCNICA

Após a aula de Estética, ministrada pelo Professor Neilson José da Silva, os discentes do IFMG Campus Santa Luzia estenderam os conhecimentos teóricos para uma agradável aula prática no Quilombo de Pinhões e Centro Histórico da cidade. A Visita Técnica ocorreu no dia 05 de outubro de 2019, numa tarde de sábado de céu azul e sol brilhante. A visita contou com o auxílio do discente Jansen Paulo R. Lana e da servidora administrativo Júnia Márcia de Lima, responsável pelas fotografias.

 

 

COMUNIDADE QUILOMBOLA

Fundada no século XVIII por negros escravizados que foram enviados para cuidar das terras das divisas, o Quilombo de Pinhões abriga cerca de 400 famílias. No pátio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o senhor Sidnei Antônio de Carvalhocompartilhou seu conhecimento e sabedoria com os discentes e servidores do Campus Santa Luzia. Sidnei Antônio de Carvalho prossegue com a tradição familiar de manter o Congado nas atividades culturais da Região.

 DONA VAGNA ROSA DE JESUS

Dona Vagna Rosa de Jesus é artesã de mão-cheia. Em seu ateliê natural, ela mantém os aprendizados de sua mãe dando forma a argila. Trata-se de belíssimas peças artesanais feitas individualmente. Cada peça é única e carrega o simbolismo de uma cultura que resiste à modernidade. Dona Vagna Rosa de Jesus nasceu em Pinhões e aprendeu o ofício com sua mãe.

 Tendo a copa de uma mangueira como teto, a terra vermelha como piso, a sala de aula de nossos discentes foi, sem dúvida, INOVADORA.   Foi uma tarde agradável, descontraída e riquíssima com os ensinamentos da artesã Dona Vagna Rosa de Jesus.

 

 IGREJA DO BOMFIM

A capela do Bonfim não possui registros precisos quanto a sua edificação, entretanto suas características construtivas e ornamentais sugerem ter sido erguida no final do século XVIII e início do século XIX. A visita foi guiada pelo Superintendente de Cultura da cidade de Santa Luzia, Senhor Marco Aurélio Fonseca, que gentilmente nos presenteou com seu enorme conhecimento sobre a cidade. A capela possui muitas curiosidades, sendo que uma delas é a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, esculpida por um escravo, em troca da sua alforria. Uma outra curiosidade é a imagem de Maria, mãe de Jesus, morta. Essa imagem vai de encontro com o dogma católico sobre A Assunção de Maria: "A Virgem Maria foi assunta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela decomposição." Também chama a atenção a localização da capela do Bonfim, situada na encruzilhada da Rua Direita com a lateral esquerda.

 MATRIZ DE SANTA LUZIA

Para encerrar a Visita Técnica realizada no dia 05 de outubro de 2019, o Superintendente de Cultura da cidade de Santa Luzia/MG, Senhor Marco Aurélio Fonseca, levou o grupo do IFMG para a Matriz da cidade histórica. Diante do ornamentado e pomposo altar erguido no século XVIII no estilo joanino, os visitantes aprimoraram os conhecimentos que são de grande significado na arte e na arquitetura. Marco Aurélio contou a belíssima história da Santa que leva o nome da cidade e os rituais sagrados que ainda são mantidos na igreja Matriz há mais de 200 anos. Quando o relógio bateu cinco horas, apertamos os cintos e voltamos para o Campus com a curiosidade ainda mais aguçada e certos que a cidade onde nosso Campus foi implantado possui belíssimas e curiosas histórias, as quais nos possibilitam compreender sua ocupação pelos moradores.