Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Páginas dos Grupos de Pesquisa > Hidráulica e Recursos Hídricos (HRH)

Hidráulica e Recursos Hídricos (HRH)

Hidráulica e Recursos Hídricos (HRH) é uma das linhas de pesquisa do projeto RUA, responsável por colaborar com o cumprimento direto do ODS 6 (Água Potável e Saneamento) da Agenda 2030 da ONU. Nesse contexto, a linha HRH pretende contribuir com a produção de conhecimento dentro dos diversos temas que constituem as áreas de Modelagem Hidráulica e de Qualidade da Água, Modelagem de Processos Hidrológicos, Sistemas de Abastecimento de Água, Sistemas de Drenagem e Hidrologia Urbana.

Os modelos hidráulicos e hidrológicos buscam representar processos do ciclo da água através de equações e formulações matemáticas (PONTES et al., 2015). Nesta área, encontram-se estudos sobre transformação da chuva em vazão, infiltração e percolação da água no solo e propagação de vazão nos cursos de água, sendo estes relevantes para uma mais assertiva gestão das águas.

Ademais, quanto aos sistemas de drenagem, estes têm por finalidade o recolhimento e a condução de maneira segura das águas pluviais precipitadas, diminuindo assim os riscos de inundações e outras intercorrências (MIGUEZ et al., 2015). Nesta área, e envolvendo também a hidrologia urbana, encontram-se trabalhos sobre medidas de controles de inundações e enchentes, vazão ecológica, aproveitamento da água chuva, dentre outros assuntos.

Nessa perspectiva, o grupo de pesquisadores da linha HRH propõe dar continuidade a esses estudos, de forma a buscar modelos que representem cada vez melhor a realidade.

MEMBROS DA LINHA DE PESQUISA

Daniel Augusto de Miranda - Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Eduardo Moutinho Ramalho Bitencourt - Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Isabela Ferreira Batista - Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos