Você está aqui: Página Inicial > Sobre o IFMG
conteúdo

Sobre o IFMG

O que é o IFMG

Informações básicas sobre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mapa IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 17 cidades.
Conheça as unidades do IFMG (clique aqui).

Todos os cursos do IFMG são gratuitos. Para ingressar em algum curso técnico ou superior do Instituto existem duas possibilidades: por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por meio dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que dura aproximadamente um mês e tem início em maio e em setembro. Clique aqui para obter informações sobre Vestibular e Exame de Seleção.

Para os Cursos Técnicos, o IFMG possui as seguintes formas de oferta:

Subsequente: destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica. Entre os cursos técnicos subsequentes o Instituto possui as modalidades presencial e a distância;

Integrado: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG, além da formação técnica, a formação no Ensino Médio;

Concomitante: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica e cursa o Ensino Médio concomitantemente em outra escola.

O IFMG também oferece Cursos Superiores e, em algumas unidades, Cursos de Pós-Graduação e cursos rápidos, de Formação Inicial e Continuada (FIC), cujas informações podem ser consultadas nas páginas dos campi.

O campus Santa Luzia

A unidade do IFMG Santa Luzia está localizada em Santa Luzia - MG, situada a 18 km da capital mineira, uma das cidades que compõem a região metropolitana de Belo Horizonte, caracterizando-se por ser a 13ª cidade mais populosa de Minas Gerais, possuindo, aproximadamente, 205 mil habitantes.

O campus Santa Luzia nasceu da doação pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia de um imóvel composto por um terreno com área construída de 4.851,74 mil m². A referida doação foi oficializada em dia 02 de abril de 2013, através da assinatura do Termo de Imissão de Posse pelo Munícipio e IFMG. Nesse imóvel, funcionava o CAIC Londrina e a APAE do Município. Com o termo de imissão de posse assinado na data acima, a Prefeitura se comprometeu, não apenas a desocupar o local, mas também a transferir, em um prazo de 180 dias, um terreno com área total de 31.709,00 m².

Recebida a doação da área, a Reitoria do IFMG iniciou as providências de ordem administrativas e legais, passando, a partir de 13/06/2013, com a nomeação do Diretor Geral Pro Tempore Hércules José Procópio (Portaria de Nomeação do Diretor Geral Pro Tempore - DOU – Seção 2, pag. 22, de 13/06/2013), a assumir institucionalmente a gestão do ambiente físico e a formatação pedagógica e organizacional do campus Santa Luzia.

Encaminhados os documentos anteriormente citados e após visita da Comissão de Avaliação constituída pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SETEC/MEC, realizada em agosto de 2013, foi autorizado o funcionamento do campus.

Decidiu-se pela oferta de cursos dentro do Eixo Tecnológico de Infraestrutura e Produção Cultural e Design para os cursos técnicos e tecnológicos e da Área de Conhecimento das Engenharias, para os cursos superiores.

Nessa perspectiva, estão contemplados cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - na área de construção civil, Cursos Técnicos de Edificações, Paisagismo e Segurança do Trabalho, nas modalidades Integrado e Subsequente, respectivamente, Curso Tecnológico de Design de Interiores e Cursos Superiores de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.

Dentro dessa premissa, professores dos campus Congonhas, Governador Valadares e São João Evangelista foram convidados e passaram a integrar, em regime de cooperação, a equipe do campus Santa Luzia, atuando nas atividades de elaboração dos PPCs – Projetos Pedagógicos de Cursos, preparação do vestibular, do calendário escolar e demais atividades necessárias para o início das atividades pedagógicas e administrativas.

A partir da construção dos PPCs, foram definidas as áreas de atuação dos professores, o número de docentes necessários para cada uma, assim como em relação aos servidores administrativos.

Como forma de ocupação das vagas disponibilizadas para Santa Luzia, promoveu-se a remoção de 05 professores, 03 técnicos administrativos e o aproveitamento de concursos em vigência para os demais cargos docentes e administrativos disponíveis e ainda não preenchidos.

Em 15 de dezembro de 2013, foram realizados o Exame de Seleção e o Vestibular, respectivamente para os cursos técnicos e superiores, e, em 17 de fevereiro de 2014, aconteceram as aulas inaugurais de cada curso.

Os cursos de formação inicial foram implementados, nas dependências do campus, a partir do mês de julho de 2014, através de oferta direta pelos docentes do campus ou via PRONATEC. 

Para realizar um Tour Virtual pelo campus, CLIQUE AQUI.

Visite o campus

Para conhecer o campus basta realizar o agendamento conforme as instruções abaixo

Com o objetivo de se aproximar da comunidade, o IFMG campus Santa Luzia estará institucionalizando visitas guiadas com grupos de estudantes de escolas do município e do entorno. Para realizar a visita basta que um profissional da educação faça o agendamento enviando um e-mail para comunicacao.santaluzia@ifmg.edu.br com os dados abaixo, junto com uma possível sugestão de dia e horário. Através deste e-mail realizaremos a organização da recepção e confirmação do agendamento.

DADOS PARA AGENDAMENTO DA VISITA

  1. Nome completo:
  2. Escola:
  3. Município:
  4. Número de estudantes:
  5. Sugestão de data e horário para visita:
  6. Outras informações relevantes:

 

COMO SERÁ A VISITA?

Na visita realizaremos uma apresentação institucional sobre o campus, nossos cursos e a forma de ingresso, em seguida faremos um tour por nossa estrura como ginásio, laboratórios e outros.

 

 

Localização e Contato

IFMG Campus Santa Luzia

Rua Érico Veríssimo, 317
Bairro Londrina
Santa Luzia, Minas Gerais - CEP: 33115-390

Informações gerais: (31) 3268-5600  

COMO CHEGAR

Como chegar - Mapa
Ônibus - Clique aqui e veja os horários dos ônibus

4420 - Baronesa / Estação Vilarinho / Venda Nova

4280 - Londrina / Terminal São Benedito

713-1 - Industrial Americano - Londrina - Frimisa