Você está aqui: Página Inicial > Ensino > NAPNEE
conteúdo

Apresentação do NAPNEE

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 15/08/2016 09h38, última modificação 06/12/2023 20h53

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), é um órgão de assessoramento multidisciplinar que articula as ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado (AEE).

O NAPNEE tem por objetivo atender e apoiar os estudantes e servidores do Campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, que apresentam algum tipo de deficiência, em conformidade com a Instrução Normativa no 007/2019 que normatiza o Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) no âmbito do IFMG. Para o desenvolvimento de suas atividades, o NAPNEE conta com uma equipe composta por vários profissionais, sendo eles: docentes, técnicos e bolsistas.

O NAPNEE tem por missão promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na Instituição e no espaço social amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva. Visamos promover a inclusão social e a acessibilidade dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo técnicos-administrativos em educação, docentes, profissionais contratados, discentes e pais, além da comunidade externa, garantindo a aprendizagem, a permanência e, consequentemente, o êxito escolar de cada estudante.

Público-alvo do NAPNEE

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial;

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança.

IV. Alunos com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.

Para agendamentos, dúvidas ou encaminhamentos enviar e-mail para napne.gv@ifmg.edu.br.

Documentos

- Portaria 84/2023 - Composição do NAPNEE – IFMG Campus Governador Valadares

- Resolução 22/2016 - Regulamenta o funcionamento e atribuições do NAPNEE

- Cartilha sobre Inclusão NAPNEE IFMG-GV