Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Histórico
conteúdo

Histórico

por hunilson.souza publicado 09/08/2016 14h27, última modificação 19/05/2023 19h23
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Cefets de Ouro Preto e Bambuí e das UNEDs de Formiga e Congonhas. Os demais campi foram criados a partir de 2009, com a expansão das unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação.

O IFMG é composto por 18 campi, instalados em regiões estratégicas do estado de Minas Gerais, e a Reitoria, com sede em Belo Horizonte. As unidades acadêmicas estão localizadas nas cidades de: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

A instituição foi criada, nesta configuração, a partir da Lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

São ofertados cursos de formação profissionalizante nas modalidades: Ensino Técnico (integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. São promovidas também parcerias entre o IFMG e outras instituições de Ensino Superior para a realização de programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter). Além disso, há cursos de Formação Inicial e Continuada, ofertados on-line.

Campus Governador Valadares

IFMG-GV_foto aérea panorâmica

No dia 9 de outubro de 2009, foi lançada a pedra fundamental do Campus do IFMG em Governador Valadares, a primeira instituição de ensino pública federal instalada na cidade.

Situada no Leste do estado de Minas Gerais e localizada na meso-região do Vale do Rio Doce, Governador Valadares ou "A Princesa do Vale”, como também é conhecida, foi fundada em 1938. A cidade conta atualmente com uma população aproximada de 282 mil habitantes (Fonte: IBGE/2010).

O primeiro vestibular para o IFMG-GV foi realizado em dezembro de 2009 e foram oferecidos dois cursos superiores: Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, além do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. As aulas começaram no dia 26 de abril de 2010, com Aula Magna Inaugural ministrada pelo então reitor, professor Caio Mário Bueno Silva. O evento marcou oficialmente o nascimento acadêmico do Campus Governador Valadares.

Portaria MEC Nº 893, de 8 de Julho de 2010 - Autorização do funcionamento do IFMG Campus Governador Valadares

De abril de 2010 até outubro do mesmo ano, o campus funcionou no Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância de Governador Valadares (Polo UAB/GV), situado na Rua Sete de Setembro, nº 2.479, Centro. De outubro de 2010 a março de 2012, as atividades do Campus funcionaram no prédio da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), situada na Rua Dom Pedro II, nº 244, Centro.

No dia 26 de março de 2012, estudantes e servidores iniciaram as atividades na sede própria e, no dia 25 de maio de 2012, o Campus foi oficialmente inaugurado. A sede própria (foto acima) fica localizada na Avenida Minas Gerais, nº 5.189, Bairro Ouro Verde. É composta por um Prédio de Ensino, com 22 salas de aulas, sete laboratórios, Biblioteca, Ginásio Poliesportivo, e ainda um Prédio Administrativo e Auditório.

Atualmente, o Campus Governador Valadares oferece os seguintes cursos:

CURSOS TÉCNICOS
 Curso Técnico Integrado em Edificações
 Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
 Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho

• Cursos Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho

CURSOS SUPERIORES
 Engenharia Ambiental e Sanitária
 Engenharia Civil
 Engenharia de Produção
 Tecnologia em Gestão Ambiental

PÓS-GRADUAÇÃO
 Especialização lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho

registrado em: