Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa, Inovação e Pós-graduação > Laboratório de Climatologia
conteúdo

Laboratório de Climatologia

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 29/01/2021 09h27, última modificação 16/08/2023 21h05

Laboratório de Climatologia

por comunicacao.gv publicado 08/01/2021 11h19, última modificação 23/02/2023 13h35

 

 


 

APRESENTAÇÃO

Para que a comunidade do leste mineiro, especialmente dos municípios em torno ao Parque Estadual do Rio Doce - PERD conheçam as características do seu clima, como funcionam as estações meteorológicas e a contribuição desses equipamentos para o monitoramento do clima, surge o Laboratório de Climatologia (LABCLIM) do IFMG - Campus Governador Valadares visando divulgar produtos que atendam às necessidades da sociedade do Estado de Minas Gerais, do Leste mineiro e de toda a Bacia do Rio Doce. Para tal, iniciaremos com a divulgação do 1° produto disponibilizado que é o Boletim CLIMAPERD, visando atender as necessidades não só da sociedade civil, mas também a grupos de pesquisadores de várias instituições que compõem o Programa Ecológico de Longa Duração – PELD.

Desde 1999 o CNPq vem apoiando sítios de pesquisas ecológicas de longa duração no Brasil, denominados sítios PELD e que são áreas de referência para a Pesquisa Ecológica no Brasil. Localizam-se nos mais diversos ecossistemas e nos principais biomas brasileiros, incluindo áreas preservadas e não-preservadas, onde são desenvolvidos estudos abordando desde longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e suas biotas associadas, até pesquisas temáticas de menor duração.

A equipe do projeto PELD é responsável pelo sítio Mata Atlântica e Sistema Lacustre do médio Rio Doce-MG (MLRD), tendo como área “core” o Parque Estadual do Rio Doce-PERD e áreas do seu entorno. Fazem parte do PELD sítio #4 MLRD as seguintes instituições de pesquisa, ensino e extensão: UFMG, UFSJ, UFOP, UEMG e IFMG. A equipe do IFMG é liderada pelo pesquisador DSc. Fulvio Cupolillo (IFMG – campi Governador Valadares e Bambuí), responsável pelo Subprojeto 8 – Climatologia, e também pela curadoria dos conteúdos publicados nessa página.

E-mail de contato: 

PUBLICAÇÕES

Boletim CLIMAPERD


Boletim Previsão Climática


Relatórios Climatológicos


Boletim Técnico do Tempo - INMET


Risco de Incêndio - INMET


Previsão do Tempo INMET - campi dos IFs em MG


Notícias Climáticas


Cartilhas Técnicas


Teses e Dissertações


Trabalhos de Conclusão de Curso


Livros


Revistas