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Comissão Própria de Avaliação

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 09/08/2016 14h28, última modificação 05/09/2019 15h20
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Essa comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Seu trabalho está centrado resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a equipe responsável pela Autoavaliação Institucional no âmbito do campus Governador Valadares (CPA-Local) e de todo o IFMG (CPA-Central). O processo de avaliação institucional é de suma importância para o conhecimento de potencialidades e fragilidades da instituição, consistindo em uma ferramenta de controle do desenvolvimento institucional. Além disso, esse sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado em 2004, através da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), vinculado ao MEC.

Banner do Relatório da CPAA CPA do IFMG – Campus Governador Valadares tem como missão realizar as atividades relativas à avaliação institucional, envolvendo toda comunidade acadêmica – alunos, professores, funcionários, gestores, egressos e comunidade externa – no processo avaliativo. Esse processo envolve a discussão dos mecanismos de Autoavaliação, a coleta de informações pertinentes através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão, o tratamento e análise das informações, e, por fim, a elaboração e divulgação de Relatório de Autoavaliação Institucional.

Lista de Relatórios de Autoavaliação Institucional já publicados

Objetivos e Funções

Segundo a lei 10.861/04 existem diversas dimensões a serem consideradas pela Avaliação Institucional. São elas:

1 - A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;

2 - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

3 - A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4 - A comunicação com a sociedade;

5 - As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

6 - Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

7 - Infra estrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

8 - Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional;

9 - Políticas de atendimento a estudantes e egressos;

10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Dentro das diversas dimensões a CPA visa os seguintes objetivos e funções:

• Coordenar e articular os processos de autoavaliação da instituição, tendo como balizas a legislação pertinente, a prestação de contas à comunidade acadêmica e a expectativa de melhoria da instituição;

• Conhecer os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da instituição e que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão;

• Subsidiar adequações seja no projeto pedagógico da instituição ou no plano de desenvolvimento institucional;

• Dialogar com gestores e coordenadores, visando o repensar de objetivos, modos de atuação e resultados a fim de adequar as ações aos resultados pretendidos no PDI;

• Estudar, propor e implementar (sempre que possível) mudanças na infraestrutura física, prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais factíveis, relevantes e em sintonia com a comunidade acadêmica e com a sociedade;

• Avaliar o PDI e apresentar sugestões, subsidiando o planejamento do IFMG;

• Elaborar e analisar relatórios e pareceres das avaliações e encaminhar às autoridades competentes;

• Promover a divulgação da avaliação institucional e dos seus resultados.

Contato

E-mail: cpa.gv@ifmg.edu.br

Membros da CPA

Composição publicada pela Portaria nº 114 de 24 de agosto de 2018:

CPA do campus Governador Valadares e-mail Cargo e segmento que representa
Ronaldo Fernandes Roque Rep. Técnico Administrativo/Titular/Presidente da CPA
Cristiany Seppe Faria Rep. Técnico Administrativo/Suplente
Henrique Miguel Cunha Rep. Docente/Titular/Vice-presidente
Deise Nunes de Arruda Borel Rep. Docente/Suplente
Thais Silva Amaral Rep. Discente/Titular
Isabela Gomes Pereira Rep. Discente/Suplente
Luiz Fernando Guerra Vieira Rep. Sociedade Civil Organizada