Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Usina Fotovoltaica
conteúdo

Usina Fotovoltaica

por David Lopes publicado 18/11/2020 10h39, última modificação 18/05/2021 19h17

Campus Ibirité possui hoje uma usina fotovoltaica de capacidade aproximada de 20 kWp com 60 módulos fotovoltaicos instalados em um sistema de tracker seguidor solar fixado no solo. O tracker é um mecanismo projetado para suportar os módulos e acompanhar o caminho do sol, como se fosse um girassol, aumentando a produção de energia do sistema fotovoltaico. O sistema é conectado à rede da CEMIG e a energia gerada é compensada na conta de luz. Para acompanhar a geração de energia do sistema, é possível monitorar em tempo real via internet ou por aplicativo de celular o desempenho do sistema de energia solar fotovoltaica.

Uma usina solar fotovoltaica, ou simplesmente usina fotovoltaica, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. É uma forma de gerar energia elétrica limpa, alternativa e sustentável, sem agredir o meio ambiente! E o melhor: o sol é gratuito!

No link você pode conferir a geração de energia elétrica da usina solar fotovoltaica do Campus Ibirité em tempo real. 

Navegue pelos gráficos da geração diária, mensal, anual e total. No gráfico DIA você verá a potência, em Watts, que está sendo gerada instantaneamente durante todas as horas do dia. No gráficos MÊS, ANO e TOTAL você tem acesso à energia total gerada nestes períodos e medida em kWh (quilowatt hora). No canto direito encontra-se as informações meteorológicas que podem influenciar na geração de energia e levam em conta a localização da usina. Logo abaixo, evidencia-se o caráter sustentável da energia solar fotovoltaica quando se comparada às usinas térmicas à carvão. A comparação é feita tomando-se a quantidade de energia gerada pela usina fotovoltaica e os insumos necessários para gerar a mesma quantidade de energia através de uma usina térmica.

Estamos contribuindo para salvar árvores e reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera! Legal né? Confere lá!

 

Veja imagens da nossa usina fotovoltaica  instalada no campus: