Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por David Lopes publicado 09/09/2019 14h37, última modificação 29/05/2023 01h47

Apresentação

A Biblioteca do IFMG Campus Ibirité, órgão vinculado à Diretoria de ensino, tem o objetivo de promover o acesso, a disseminação e o uso da informação de forma eficiente. Tem a função de dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus. São desenvolvidas no setor as atividades de processamento técnico, seleção, desenvolvimento de coleções, circulação de materiais e preservação do acervo. Alguns dos serviços oferecidos à comunidade de usuários são:  empréstimo de material bibliográfico, reserva de material, disseminação seletiva da informação, elaboração de ficha catalográfica, levantamento bibliográfico, serviço de referência, orientação na normalização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e treinamento de usuários.

 

A biblioteca dispõe de uma área de aproximadamente 350 m2, distribuídos entre espaço para acervo físico, espaços para estudos individuais e coletivos, sala de estudos em grupo, área técnica para preparação do acervo e balcão de atendimento.

 

 

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da biblioteca é de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. Havendo alteração, será amplamente divulgado.

No período de férias acadêmicas a biblioteca funcionará em horário especial, previamente divulgado.

A biblioteca poderá ser fechada em época de inventário, a fim de se verificar sua situação patrimonial, que geralmente é realizado nos períodos de férias.

 

Estrutura

A biblioteca conta com sala de estudos, 11 (onze) computadores destinados a pesquisa acadêmica, 11 (onze) estações de estudo individual, mesas para estudo em grupo, uma sala de estudo e uma sala de processamento técnico.

 Na biblioteca, os usuários têm à sua disposição 08 (oito) computadores com acesso à internet para utilização do acervo digital e bases de dados virtuais. Os usuários dispõem também de 01 (uma) sala de estudos em grupo com capacidade para até 10 pessoas, 05 (cinco) mesas para estudos em dupla, 07 (sete) mesas para estudos em grupo e 54 (cinquenta e quatro) assentos, em número suficiente às demandas dos cursos. O acervo, por sua vez, é composto para atender integralmente ao projeto pedagógico dos respectivos cursos, disponibilizando aos alunos os títulos descritos nas ementas das disciplinas.

 

Para que serve

A biblioteca do IFMG – Campus Ibirité tem a missão de promover o acesso à informação de forma eficiente e atualizada, empregando todos os recursos informacionais possíveis à satisfação dos usuários, e de buscar novas alternativas de gestão da informação que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

A biblioteca tem por objetivo:

I - compilar, disseminar e preservar os documentos;

II - facilitar ao usuário o acesso ao acervo bibliográfico, através da consulta, empréstimo domiciliar e empréstimo entre bibliotecas;

III - promover a acessibilidade da informação;

IV - desenvolver políticas de aquisição e controle de acervo, disciplinando o fluxo de documentos dentro das normas vigentes;

V - administrar o cadastro de usuários e o tempo de validade das inscrições.

 

Quais os sistemas o aluno pode acessar

 Biblioteca Virtual

Link de acesso

 A Biblioteca Virtual é um acervo digital composto por milhares de títulos que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre outras.  Além dos títulos editados pela Pearson, a plataforma conta com títulos de 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

 

Periódico Capes

Link de acesso

 O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

Domínio Público

Link de acesso

 O Portal Domínio Público é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a toda sociedade um acervo de mais de 123 mil, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual de acesso gratuito do Brasil.

Seu principal objetivo é de promover o amplo acesso gratuito às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

Contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

 

Scielo

Link de acesso

Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online - SciELO) é uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Desde 2002 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Link de acesso

 A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

 

 Repositório Institucional do IFMG

Link de acesso

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Minas Gerais (RI-IFMG)) tem o objetivo de reunir, armazenar preservar e disseminar as produções técnico-científicas produzidas no âmbito do IFMG, representando um importante mecanismo de gestão da informação institucional.


Sua função primordial é organizar em uma única plataforma, a produção técnico-científica da instituição, com vistas a estimular, de forma ampla, a circulação do conhecimento. Fortalecendo o livre acesso à informação científica entre os campi do IFMG. e, da mesma forma, potencializando o acesso dessas produções no contexto nacional e internacional.


O RI-IFMG foi desenvolvida em software livre, em consonância com os princípios do acesso aberto, sendo seu conteúdo de livre acesso, tanto no contexto nacional quanto internacional. Os conteúdos do RI-IFMG, estão disponibilizados em uma estrutura hierárquica, composta por comunidades, subcomunidades e coleções de itens (documentos) representando as áreas de conhecimento abarcadas pelos cursos ofertados pela instituição.

 

Consulta ao Acervo Bibliotecas Digitais Periódicos online Tutoriais Produtos e Serviços Normas e Regulamento Guias e Manuais Contato