Você está aqui: Página Inicial > Extensão > FIC
conteúdo

FIC

por David Lopes publicado 07/03/2022 21h03, última modificação 07/03/2022 21h03

Fluxo para Criação de Curso FIC

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFMG - Resolução nº 015 de 02 de abril de 2013, cabe ao Diretor do campus, mediante recomendação da Coordenação de Extensão da unidade, a aprovação e a autorização de funcionamento de cursos de formação continuada com carga horária inferior à 160h ou superiores a 20h. 

Sendo assim, orientamos os proponentes dos cursos a adotarem os seguintes procedimentos: 

1. Professor proponente desenvolve o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e envia à coordenação de extensão pelo e-mail (extensao.ibirite@ifmg.edu.br) para avaliação de cumprimento de requisitos (acesso pelo link).

2. Depois que o PPC é aprovado pela coordenação de extensão, o professor proponente abre um processo no SEI - tipo de processo é o "Extensão: Criação de Cursos FIC".

3. Neste processo, o professor deve anexar, além do PPC aprovado, um ofício à Coordenação de Extensão do campus (acesso pelo link).

2. A Coordenação de Extensão deve emitir um ofício, aprovando a criação do FIC. O processo deve ser enviado para a Direção Geral do Campus, relatando a aprovação da proposta (acesso pelo link).

3. A Direção Geral do Campus, assim que receber o ofício da Coordenação de Extensão, deve emitir parecer sobre a proposta e portaria de autorização (acesso pelo link). 


Exemplo de processo de FIC: 23825.000615/2021-71


Acesse também:

IFMG. Instrução Normativa nº 1 de 11 de novembro de 2021. Normatiza o funcionamento dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Processo de Oferta de Curso FIC

O professor responsável pela oferta do curso FIC deve dar ampla divulgação ao curso criado, com o suporte do setor de comunicação do campus. Para isso, deve haver clareza quanto aos pré-requisitos do candidato que concorre à vaga do curso, aos critérios de desempate e aos dias, horários e locais em que o curso será ofertado.

Selecionados os alunos que participarão do processo seletivo, os mesmos deverão entregar os seguintes documentos preenchidos e assinados, para posteriormente serem mantidos na pasta física e digital do curso. São eles (acesso pelo link):

  • Requerimento de matrícula

  • Questionário socioeconômico

  • Termo de compromisso e responsabilidade

  • Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz

O professor deverá manter o controle de frequência dos alunos e das notas obtidas nos instrumentos de avaliação – aprovação acontece para alunos com frequência acima de 75% e nota de 60%.

Ao fim da oferta do curso FIC, o professor deve disponibilizar à coordenação de extensão os documentos físicos e digitais dos alunos, o controle de frequência (de preferência, físico, para reunir evidências de oferta do curso) e as notas dos estudantes nos diferentes instrumentos avaliativos e ao final. Apenas com a finalização do curso será disponibilizado o certificado ao professor ofertante e aos alunos aprovados na disciplina.